
Alguns juiz-foranos podem até dizer que o inverno já chegou, dadas as baixas temperaturas dos últimos dias, mas a estação mais fria do ano começa mesmo amanhã, às 19h34, pelo horário de Brasília. Este ano, conforme os modelos de previsão do tempo, o inverno deve ser típico. Isso significa grande amplitude térmica, com noites frias e dias quentes, poucas chuvas e tempo seco, com picos de baixa umidade relativa do ar. De acordo com o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os olhares deverão estar voltados ao Sul do Brasil a partir de agora. Quando uma grande onda de frio se aproximar desta região do país, a chance de ela atingir o Sudeste é grande, já que é rara a formação de bloqueios atmosféricos que poderiam impedir a sua entrada, as conhecidas massas de ar quente.
Conforme a média histórica do Inmet, que leva em consideração dados registrados nos últimos 30 anos, agosto e setembro são os meses mais frios do inverno. No caso de agosto, porque a temperatura mínima deverá ficar, em média, nos 12,4 graus, enquanto setembro tem a menor média da máxima, com 21,4 graus (ver quadro). No entanto, no ano passado, quando a estação foi considerada atípica, a realidade foi bem diferente, tanto que setembro teve um dos dias mais quentes do ano, com 35,3 graus. “Tivemos períodos anteriores fora da normalidade, realmente, mas a perspectiva agora é uma estação típica, com picos de baixas temperaturas, como já estamos sentindo.”
Nos primeiros dias do inverno, os juiz-foranos deverão observar temperaturas amenas. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê que a primeira semana seja com termômetros registrando de 12 a 19 graus, com céu entre o claro e o parcialmente nublado e possibilidade de baixa umidade relativa do ar no período da tarde. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices entre 21% e 30% são considerados estado de atenção. Nesta situação, devem ser evitados os exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, além de ser recomendado umidificar o ambiente com vaporizadores ou toalhas molhadas, consumir água em abundância e evitar exposição ao sol. Apesar de mais raro, o município também tem registros de estado de alerta, quando a umidade fica entre 12% e 20%. Neste caso, os exercícios devem ser evitados entre 10h e 16h, além da necessidade de evitar ambientes fechados com grande aglomeração de pessoas.
Outono
Com exceção do regime de chuvas, que ficou abaixo da média, se considerar os meses que compreendem a estação, de março a junho, o outono deste ano pode ser considerado típico, segundo Ladeia. “Tivemos, no início, características do verão, com a presença das massas de ar quente e temperaturas altas. O frio, que geralmente identificamos após 10 de maio, demorou a aparecer, vindo a surgir somente em junho.”
O dia mais quente foi observado em 10 de abril, com 31,4 graus, enquanto o mais frio foi o dia 13 deste mês, com 7,2 graus. O dia mais chuvoso foi registrado em 23 de março, quando, em menos de 24 horas, o acumulado de precipitações foi de 20,6 milímetros.