O cientista social André Moysés Gaio lança amanhã o livro Contra a criminologia – enfrentando os mitos da criminologia positiva. A obra discute assuntos como a violência escolar, a reabilitação de delinquentes e o problema do medo no espaço urbano. A proposta da publicação é caminhar na direção contrária à corrente denominada criminologia positiva, difundida pelos pesquisadores Travis Hirschi e Michael Gottfredson, que tem ampla repercussão no cenário brasileiro, fazendo parte inclusive de políticas de segurança pública em vários estados. A criminologia positiva produz o conhecimento científico por meio de estatísticas. Já o nosso foco é a pesquisa qualitativa e a observação contínua do objeto de estudo, explica Gaio. Os capítulos apresentam análises que se fundamentam no interacionismo simbólico interpretativo, nas obras de Michel Foucault, nos Estudos Culturais e no Pós-Estruturalismo francês.
A obra é uma compilação de artigos do pesquisador e de seis orientandos dele, integrantes do Núcleo de Estudos sobre Violência e Políticas de Controle Social da UFJF, coordenado por Gaio. Mantendo a mesma linha de discussões, o grupo pretende lançar um segundo livro no primeiro semestre de 2013.
O lançamento de Contra a criminologia – enfrentando os mitos da criminologia positiva, da Editora CRV, acontece amanhã, às 19h, na Livraria Saraiva, no Shopping Independência.
