Ícone do site Tribuna de Minas

Evento debate enfrentamento de abusos

semana foi aberta com encontro na camara municipal

semana-foi-aberta-com-encontro-na-camara-municipal

Semana foi aberta com encontro na Câmara Municipal
PUBLICIDADE

Semana foi aberta com encontro na Câmara Municipal

PUBLICIDADE

Sessenta ocorrências de estupro contra vítimas de até 14 anos de idade foram registradas pela Polícia Militar em Juiz de Fora, em 2014. Só este ano, até o momento, houve 13 casos. O levantamento foi apresentando ontem durante a abertura da 1ª Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Câmara Municipal. Entre os objetivos do evento está debater a necessidade de criação de políticas públicas para enfrentamento do problema. Durante o encontro, foi solicitada a criação da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente e do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional.

Segundo a Polícia Militar, trata-se de um crime difícil de ser combatido, principalmente por suas peculiaridades, entre elas: acontecer dentro do ambiente familiar, a vulnerabilidade da vítima e o fato de o autor ser do convívio dela. A Polícia Civil defendeu a importância de denunciar os casos, fazendo o uso principalmente dos telefones 100 e Disque 181.

Segundo o vereador e médico pediatra Antônio Aguiar (PMDB), por ano, o país gasta R$ 200 bilhões ou 5% do Produto Interno Bruto (PIB) com a violência contra criança e adolescente. Quando o crime ocorre nos cinco primeiros anos de vida da vítima, isso aumenta a probabilidade de ela, no futuro, fazer o uso de álcool e outras drogas, já que as estruturas neurológicas da criança ou adolescente são destruídas. A iniciativa promovida pelas comissões da Criança e do Adolescente e de Direitos Humanos da Câmara reuniu diversos setores da sociedade.

Sair da versão mobile