Ícone do site Tribuna de Minas

Ações de escolas contra o Aedes aegypti podem concorrer a prêmio

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) lançou o concurso “Pesquisar e conhecer para combater o Aedes aegypti” voltado para escolas públicas e particulares de todo o país. Por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), a iniciativa tem como objetivo originar ações que promovam o combate ao mosquito e suas consequências, principalmente o zika vírus, por meio da produção de vídeos feitos pelos estudantes. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 23 a 31 de maio.

Alunos de todas as modalidades e etapas de ensino estão sendo desafiados a produzir vídeos a partir das atividades realizadas na semana de mobilização e combate ao mosquito. Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria e nível de ensino. O trabalho deverá ser produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável e até três alunos. As categorias são: educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio/técnico, educação de jovens e adultos e graduação. Os vídeos devem ter, no máximo, 90 segundos de duração, incluindo os créditos. As imagens devem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras fotográficas domésticas, que apresentem boa qualidade de imagem e som.

PUBLICIDADE

O concurso será dividido em duas etapas: regional e nacional. Os vencedores em cada categoria de cada estado concorrerão na etapa nacional, que elegerá dois vencedores em cada nível/modalidade: um escolhido pela comissão julgadora final e outro indicado por júri popular. Os vencedores das etapas regionais serão agraciados com certificados entregues em cerimônia realizada no estado de origem. Os vencedores da etapa nacional receberão certificados entregues em cerimônia em Brasília, onde participarão de um curso de formação. Os finalistas e vencedores serão anunciados no site zikazero.mec.gov.br. Dúvidas sobre o concurso devem ser enviadas para o e-mail pesquisareconhecer@mec.gov.br.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile