Uma nova creche será inaugurada nesta segunda-feira (21) pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O espaço receberá o nome Olga de Oliveira Frizero e está localizado na Rua São Sebastião 458, no Centro. No total, são oferecidas 182 novas vagas para crianças de 0 a 3 anos que estavam na fila de espera. Segundo a Prefeitura, com a inauguração, o déficit alcança 544 meninos e meninas.
“É uma ótima notícia para as mães que trabalham no Centro, que puderam cadastrar suas crianças e agora têm um lugar para deixá-las enquanto elas trabalham. Tem muita mãe que trabalha no Centro e que precisa ter uma infraestrutura, às vezes melhor para ela no Centro do que no bairro. Porque a hora que ela vai embora, pega a criança e todos vão juntos para a casa”, explica a prefeita Margarida Salomão.
A Secretaria de Educação (SE) divulgou, na quinta-feira (17), a relação das crianças contempladas, seguindo a lista de espera do Cadastro de Creches 2022 realizado no ano passado. A listagem pode ser conferida no site da Prefeitura (www.pjf.mg.gov.br). As matrículas, que serão realizadas na própria creche, tiveram início na sexta-feira (18) e vão ocorrer ao longo da próxima semana. A informação é que a SE fará contato para agendamento com as famílias.
Em novembro de 2021, a lista de espera contava com 956 crianças. Conforme a Prefeitura, após o período de remanejamento por transferência de cadastro, o número reduziu para 726. Com a nova creche, o déficit está em 544 em Juiz de Fora.
O nome
A creche recebeu o nome Olga de Oliveira Frizero em homenagem a uma moradora do Bairro Linhares, que se formou no Instituto Estadual de Educação (Escola Normal), cursou Pedagogia na Faculdade de Ensino Carlos Chagas e se especializou em educação infantil. Na década de 1980, ela integrou o quadros da Amac como auxiliar de serviços gerais, depois, berçarista e, por fim, coordenadora de creche, cargo que exerceu nos bairros Santa Efigênia, Cerâmica, Santa Luzia e Centro, até se aposentar em 2012.