A Superintendência Regional de Juiz de Fora (SRS/JF) recebeu, na tarde desta sexta-feira (19), 23.400 novas doses da vacina contra a Covid-19, Coronavac. Desse total, 11.610 serão distribuídas, na próxima segunda-feira (22) entre os 37 municípios de abrangência da SRS/JF, sendo 8.030 doses para a cidade de Juiz de Fora. As outras 11.610 vacinas, referentes à segunda dose do imunizante, ficarão sob guarda da Regional para serem distribuídas no momento de aplicação da dose 2. Conforme o detalhamento estadual, divulgado na quinta, no total, o Município de Juiz de Fora receberá mais 16.060 doses – o que imunizará mais 8.030 pessoas do público-alvo. A Regional de Saúde informou que as 180 doses restantes são de reserva técnica.
A maior parte dos imunizantes recebidos pela Regional será destinada a Juiz de Fora porque, além de a cidade ter maior contingente populacional de trabalhadores de saúde, também é a referência da macrorregião Sudeste e tem a maior parte dos hospitais de atendimento à Síndrome Respiratória Aguda Grave.
O avião vindo de Belo Horizonte chegou por volta das 13h15 desta sexta no Aeroporto da Serrinha. Também foram entregues as remessas das Regionais de Saúde de Juiz de Fora, São João Nepomuceno, Barbacena, Leopoldina e Ubá. De acordo com a SRS/JF, até o momento, todas os envios aos municípios foram feitos em segurança e sem intercorrências, garantindo, principalmente, a qualidade dos imunobiológicos.
As unidades entregues às regionais são parte do lote com 509,8 mil doses da Coronavac recebido pelo Governo de Minas Gerais na última quarta-feira. Esta é a sétima entrega da SES-MG para os municípios, mas é referente à oitava remessa recebida pelo Estado, já que o segundo e terceiro lotes foram enviados juntos.
Público-alvo
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com a nova remessa o Estado dará início à próxima etapa da estratégia nacional de imunização contra a Covid-19 em Minas, que contempla idosos entre 75 e 79 anos, além de continuar a imunização dos trabalhadores de saúde. Em todo o estado, a expectativa é vacinar 242.782 pessoas, referentes a mais 7% dos trabalhadores de saúde e 48,7% dos idosos de 75 a 79 anos, conforme as recomendações do Governo federal. A orientação do Estado é que as prefeituras sigam as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) e apliquem as doses de acordo com o público-alvo e a quantidade destinada, para que não haja desabastecimento de imunizantes.