Ícone do site Tribuna de Minas

Novo secretário de Segurança Pública de Minas visita Juiz de Fora

rogerio greco secretario seguranca publica by fernando priamo 2
rogerio greco secretario seguranca publica by fernando priamo
Rogério Greco, de branco, esteve por dois dias em Juiz de Fora visitando as instalações estaduais (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

Em visita a Juiz de Fora, o novo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, defendeu a importância de projetos de ressocialização de presos para a melhoria do sistema prisional e disse que o município pode ser piloto para programas dessa natureza. Nesta sexta-feira (19), Greco concedeu coletiva à imprensa, na sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª RISP), no Bairro Nova Era, Zona Norte, depois de passar dois dias na cidade a fim de conhecer suas estruturas de segurança pública.

O secretário visitou as unidades do Sistema Prisional, do Socioeducativo, da Prevenção à Criminalidade e a sede da 4ª RISP. A ideia era analisar, in loco, os serviços oferecidos. “O motivo de minha vinda a Juiz de Fora foi conhecer de perto o sistema socioeducativo e o sistema prisional, porque temos alguns projetos para trazer para cá, e Juiz de Fora será nosso piloto”, afirmou sem adiantar como se constituirão tais projetos.

PUBLICIDADE

Segundo ele, sempre foi meta não só do Governo mineiro, mas também sua, a realização de projetos voltados para o trabalho de detentos. “Temos uma série de projetos dessa natureza e, por enquanto, não temos projeção de ampliação do sistema. Na verdade, queremos fazer com que o sistema funcione da melhor forma possível. Não que não seja preciso aumentar, pois isso é necessário sempre, mas nunca conseguiremos suprir a necessidade.”

PUBLICIDADE

Greco exemplificou sua afirmação ressaltando que não faz muito tempo, em Minas, havia 50 mil mandados de prisão expedidos e não cumpridos. “Nunca terá sistema prisional para todo mundo. O que temos que fazer, na verdade, é ter medidas alternativas, lidar corretamente com o sistema prisional e tentar a todo custo o projeto de ressocialização, porque não adianta prender sabendo que a pessoa será solta depois. Se ela vem a ser solta e volta a praticar crime, não adiantou nada o tempo em que ela ficou no sistema prisional. Então, o que temos que fazer é buscar a todo custo a ressocialização”, avaliou.

A respeito das unidades que visitou na cidade, Greco disse que, de modo geral, todo o sistema precisa ser melhorado. “Mas, aqui, é um sistema que a gente considera muito bom e nossa meta é fazer com que esse sistema fique excelente”, enfatizou.

PUBLICIDADE

Aumento de efetivo

Questionado durante a coletiva a respeito de aumento de efetivo para as policiais, uma demanda antiga de Juiz de Fora, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, disse que, acerca desse tema, a decisão cabe ao chefe da Polícia Civil ou ao comandante da Polícia Militar. “Cada um é quem decide nas suas respectivas corporações. Óbvio que há deficiência de pessoal nessa área, e em todas as outras, e um levantamento deve ser realizado”, disse.

Parceria

Greco ainda comentou sobre sua escolha de visitar Juiz de Fora no início de sua gestão, em sua jornada pelo interior do estado para conhecer as estruturas de Segurança Pública: “Fizemos uma reunião no Tribunal de Justiça, onde estava presente o juiz titular da Vara de Execuções Criminais de Juiz de Fora, Evaldo Gavazza, que é uma pessoa extraordinária e lida muito bem com projetos ligados ao sistema prisional. Então, temos que ter força amiga e nada melhor do que uma pessoa que lida com a execução e tem a mesma visão que temos na questão da execução de pena.”

PUBLICIDADE

Sobre seus primeiros atos em sua gestão, o secretário afirmou que já tem feito muitas realizações. “Já são duas ou três semanas, mas parece que são trinta anos de tanto problema que tem. Quando o governador me convidou, ele tinha três metas, que também eram minhas no Ministério Público. A principal delas é o combate à corrupção; a segunda, o combate às organizações criminosas e, por último, a melhora do sistema prisional. Esses serão o foco enquanto estiver à frente da Secretaria”, concluiu.

Interlocução entre forças de segurança

O novo secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, tomou posse no cargo no dia 1º de fevereiro, na presença do Governador Romeu Zema (Novo). O novo secretário tem 57 anos e foi Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais por 30 anos. É professor e publicou diversas obras. É pós-doutor pela Universidade de Messina, na Itália, doutor pela Universidade de Burgos, na Espanha, mestre em Ciências Penais, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e formado em combate ao crime organizado transnacional e redes ilícitas nas Américas, pela National Defense University.

Como secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco é o responsável pela interlocução com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar e pela coordenação da política de Segurança Pública do Estado. O secretário chefia, ainda, a gestão do sistema socioeducativo, do sistema prisional mineiro e da política estadual de prevenção à criminalidade.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile