Inspirada em conceitos de urbanismo humanizado, o Moinho inaugura neste domingo (21) o projeto Rua ABertha. A iniciativa reúne soluções baseadas na natureza, com foco na mobilidade ativa e na ampliação de áreas destinadas à permanência de pedestres. A inauguração ocorre na sede do Moinho, das 9h às 14h.
O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com o Moinho funciona como uma extensão da Rua Bertha Halfeld Paleta, no Bairro Francisco Bernardino, na Zona Norte de Juiz de Fora. Aos domingos, o trecho será fechado para a circulação de veículos, permitindo que moradores utilizem o espaço para lazer, práticas esportivas e atividades culturais. Segundo os organizadores, a proposta é transformar a via em uma “rua-parque”, voltada à convivência e ao uso coletivo do espaço urbano.
Para o gestor do Moinho, André Noronha, “a inauguração é uma entrega muito simbólica do que acreditamos: uma rua pensada na escala da pessoa, no encontro, no cuidado e na convivência. É uma provocação para repensarmos como ocupamos a cidade”.
Além de estimular a mobilidade e o lazer, o projeto também busca impulsionar a economia criativa e a cultura local, ao incentivar a ocupação contínua do espaço. A proposta é consolidar a Rua ABertha como um novo eixo de circulação e atividades no bairro.
Evento de inauguração
O evento de inauguração oficial contará com a celebração do Rua de Brincar, além de mostras artísticas, como a exposição “Da Zona Norte para o Mundo” e intervenções em mural. Também haverá show da banda Trupicada, DJ Brigadeiro e a chegada do Papai Noel de rapel.
Serviço
Inauguração Rua ABertha
Data: Domingo (21)
Horário: das 09h às 14h
Local: Moinho (Bairro Francisco Bernardino)
Entrada gratuita

