Uma presa, de 23 anos, deu à luz, nesse domingo (17), dentro da Penitenciária José Edson Cavalieri (Pjec), no Bairro Linhares, Zona Leste de Juiz de Fora. Mãe e bebê passam bem, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A mulher estava no oitavo mês de gravidez e entrou em trabalho de parto à tarde.
“O setor de saúde da unidade foi acionado para os primeiros procedimentos, sendo acionado posteriormente o Samu, cujos profissionais realizaram o parto bem-sucedido na própria unidade prisional”, informa a Sejusp. Em seguida, mãe e filho foram levados para um hospital da rede pública para que todos os cuidados necessários fossem realizados.
De acordo com o Estado, ambos serão transferidos para uma unidade de custódia específica para gestantes e puérperas, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A presa havia sido admitida na unidade prisional no dia 22 de novembro, com aproximadamente 35 semanas de gravidez, e já estava com a transferência para Vespasiano agendada, conforme a Sejusp.
“O Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade é uma unidade prisional que abriga exclusivamente custodiadas em gestação e mães com filhos até 1 ano, e conta com uma rotina diferenciada voltada para atividades que proporcionem o cumprimento da prisão de forma digna, levando em consideração o bem-estar da criança.” Ainda conforme a secretaria, após um ano, a mãe volta para a unidade prisional de origem, e a Justiça decide sobre a guarda provisória da criança, até que a situação processual da presa seja definida.
Leia mais notícias sobre Juiz de Fora aqui.