Ícone do site Tribuna de Minas

UFJF apresenta resultado satisfatório em indicador de qualidade do ensino superior

UFJF-reclassificação
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está entre as 426 instituições de ensino superior (IES) no Brasil que obtiveram resultado satisfatório no Índice Geral de Cursos (IGC), estando na faixa 4 do indicador, cujo conceito pode ir de 1 a 5. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (18), a avaliação do Ministério da Educação (MEC), que leva em consideração, entre outros fatores, a estrutura física, a qualificação do corpo docente e o resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

No total, foram avaliados 2.083 IES. De acordo com o Inep, 13,5% das instituições apresentaram desempenho menor, estando nas faixas 1 ou 2. A maior parte, sendo 66% das IES, ficaram na média, com índice 3. Já as que conseguiram resultado satisfatório, nas faixas 4 e 5, representam 20,5% das avaliadas.

PUBLICIDADE

No ranking de universidades públicas do país, considerando o IGC contínuo, cujo valor da instituição foi de 3,7, a UFJF se encontra em 19º de 101 que se incluem na mesma categoria. Entre as federais, é a 16ª no país. O conceito médio de graduação da UFJF foi de 3,25, enquanto Mestrado e Doutorado obtiveram 4,53 e 4,73, respectivamente.

PUBLICIDADE

Ao todo, 105 instituições públicas federais, no qual se enquadra a UFJF, tiveram o resultado do IGC divulgado. Nesta categoria, nenhuma IES apresentou resultados insatisfatórios. A maioria, 50,5%, ficou na faixa 4, enquanto 36,2% na faixa 3 e 13,3% na 5.

Metodologia

O IGC é calculado anualmente com base em uma série de itens como avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós. A média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio, relativo aos cursos avaliados de cada instituição e baseado na nota do Enade, também entra no cálculo do IGC. Também é considerada a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível. Para o cálculo do IGC 2017, foram considerados CPCs de anos anteriores, totalizando 22.271 cursos de graduação, além de 4.245 programas de mestrado e doutorado.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile