Ícone do site Tribuna de Minas

Comunidade da UFJF realiza marcha em defesa da Educação

Ato UFJF Luisa Junqueira
marcha ufjf Rafaela Carvalho
Manifestantes chegaram ao Parque Halfeld por volta das 20h30, após saírem em marcha da UFJF (Foto: Rafaela Carvalho)
PUBLICIDADE

No fim da tarde desta terça-feira (18), centenas de estudantes e representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) marcharam em direção ao Centro de Juiz de Fora. O ato segue calendário nacional de mobilizações do chamado Dia Nacional de Luta contra o Confisco das Verbas da Educação.

Os estudantes se concentraram na Ágora da Universidade e desceram pela Avenida Itamar Franco, passando pela Avenida Olegário Maciel com destino ao largo do Riachuelo. Os participantes, no entanto, seguiram até o Parque Halfeld, em frente à Câmara Municipal, e por volta das 20h30 já se dissipavam.

Com cartazes contra o atual governo Bolsonaro (PL), a manifestação ainda contou com a suspensão de algumas aulas na UFJF. A paralisação, no entanto, ficou por conta da decisão dos professores.

PUBLICIDADE

Ato ocorreria no Parque Halfeld, mas local foi alterado por segurança

Inicialmente, o ato desta terça estava marcado para o fim da tarde, no Parque Halfeld, no Centro. O local, no entanto, foi alterado, conforme a organização, por questões de segurança, uma vez que, no horário ocorreu o comício do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição, na Praça da Estação.

Convocação

Em Juiz de Fora, além do Sintufejuf, da Apes e da APG-UFJF, o ato também foi convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A convocação nacional foi feita pelas entidades representativas dos trabalhadores da educação e dos movimentos estudantis, entre elas, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra); o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes); a Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe); a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); a Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet); a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile