
A ponte do Zamba, localizada no km 4,4 da rodovia LMG-874, entre Juiz de Fora e Matias Barbosa, será totalmente interditada na próxima segunda-feira (22). Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a interdição ocorrerá das 12h às 18h para a instalação de vigas metálicas e concretagem da nova estrutura.
As intervenções fazem parte das obras de alargamento da travessia, que também receberá uma passarela para pedestres. Desde o dia 8, a ponte passa por serviços de modernização. No último dia 13, o tráfego foi liberado parcialmente, em sistema Pare e Siga, com previsão inicial de manutenção desse modelo por quatro meses. A Tribuna esteve no local, na quarta-feira (17), para registrar o andamento da obra e questionou o DER-MG sobre os próximos passos. Nesta quinta (18), o Governo de Minas divulgou novas informações sobre a necessidade de interdição total.
O DER-MG recomenda que motoristas utilizem rotas alternativas durante a interdição. Para carros e ônibus, o trajeto indicado tem 28 quilômetros de extensão. Para veículos de carga, o desvio sugerido possui 49 quilômetros.
Ponte do Zamba
De acordo com o DER-MG, a ponte é utilizada por cerca de 3.342 veículos diariamente, sendo 425 caminhões. O fluxo intenso ocorre especialmente por moradores de Matias Barbosa que trabalham ou buscam atendimento em Juiz de Fora.
A travessia impõe ainda restrições ao transporte coletivo. Por força do Decreto Estadual nº 44.603/07, as linhas de ônibus municipais só podem operar até o limite territorial. Com isso, os passageiros precisam desembarcar, atravessar a ponte a pé e pegar outro veículo para seguir viagem.
Construída em 1928, a ponte do Zamba faz parte do antigo traçado da Estrada União Indústria e da BR-3. Ao longo das décadas, passou por reformas, mas manteve as dimensões originais. Com a obra, a largura deve passar de 8,5 metros para 10,3 metros, mantendo os 35,2 metros de extensão.