A segunda quinzena de setembro trouxe pancadas de chuva para Juiz de Fora, depois de um período de seca que vinha assolando a cidade e outras regiões do país. Nesta quarta-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as temperaturas poderiam variar entre a mínima de 14 graus e máxima de 23 graus.
A tendência, segundo o órgão, é que nesta quinta-feira a temperatura caia, e o dia continue nublado – chegando à máxima de apenas 16 graus. Essa tendência deve se manter até domingo. Com o tempo frio em Juiz de Fora, as mínimas chegam aos 13 graus, e as máximas podem beirar os 33 graus até o final de semana.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para o mês de setembro ainda indica chuvas próximas ou abaixo da média climatológica. Exatamente por esse motivo, permanece o risco de incêndios na região.
Desde o dia 10 de setembro, Juiz de Fora registra índices que apontam para grau elevado de risco classificado como 5 – perigosíssimo. Os dados disponíveis classificam toda a região da Zona da Mata no mesmo patamar.
O ar em Minas Gerais ainda deve permanecer seco durante um tempo. A partir do dia 23 de setembro, com o início da primavera, a tendência é que voltem as temperaturas mais elevadas.