A abertura aconteceu no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, que contou com a apresentação das ações que serão realizadas nesse período, como a inserção de faixas e cavaletes educativos nas principais vias da cidade, além de panfletagem. “Há mais de 17 anos nós temos campanhas específicas, e esse ano o objetivo é priorizar uma cidade mais humana, voltada para a segurança ao pedestre”, disse o secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Rodrigo Tortoriello.
De acordo com a pasta, as ações não ficarão limitadas apenas à região central. Segundo o prefeito, outras iniciativas também estão sendo realizadas com o intuito de diminuir a quantidade de acidentes no trânsito, como a inclusão de radares nas vias da cidade. Além disso, Bruno Siqueira afirmou que as sinalizações horizontais e verticais em Juiz de Fora foram intensificadas nesse ano.
Em relação às placas e faixas no entorno das escolas do município, as quais devem ter uma atenção especial devido ao maior fluxo de pedestres em horários de pico, o titular da Settra assegurou que o trabalho da secretaria tem sido realizado. “Nós já fazemos esse serviço, talvez não na velocidade que gostaríamos, mas já temos um programa onde se cria o polígono de segurança em volta da escola, com toda a sinalização, como placas indicando que a escola está próxima, e a faixa de pedestre”, concluiu.
Durante o evento, também houve a premiação dos projetos parceiros da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), como o “Olhar Sobre Rodas” e “Semana Verde”, da Astransp, e “Arte e Trânsito” promovido pela Settra. “Acho bem interessante essas iniciativas, um olhar diferente sobre o trânsito”, comentou Virgínia Gruppi Rosa, 20 anos, estudante de publicidade, vencedora pela segunda vez no concurso “Olhar Sobre Rodas” na categoria poesia.