Embora receba nova remessa de vacinas contra a Covid-19 ainda na manhã desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) definiu, na noite desta quarta-feira, que vai retomar a aplicação da segunda dose da AstraZeneca apenas na sexta. O uso deste imunizante na cidade está suspenso há uma semana devido ao fim do estoque das doses. Entretanto, nesta quarta, a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) recebeu novo lote de vacinas, que contém 20.827 doses destinadas ao município de Juiz de Fora, incluindo 5.495 unidades de AstraZeneca.
A distribuição das doses para o Município, inicialmente prevista para ser feita a partir das 13h, foi antecipada pela Regional de Saúde para que ocorra às 11h, na expectativa de que a vacinação com o imunizante pudesse ser retomada ainda na tarde desta quinta. Entretanto, conforme a Administração municipal, por questão logística e de organização, a aplicação das doses vai ocorrer na sexta e no sábado. De acordo com a PJF, na sexta, devem buscar a segunda dose aqueles cujo cartão de vacinação indica os dias 10 e 11 de agosto. Já no sábado, devem buscar a segunda aplicação aqueles que deveriam ter sido imunizados no dia 12 de agosto. A vacinação com a AstraZeneca será feita exclusivamente no Sport Club. Na sexta, das 8h às 16h e, no sábado, das 8h às 13h.
A Tribuna voltou a questionar a Secretaria de Saúde sobre a quantidade de segundas doses da AstraZeneca em atraso no município, bem como a quantidade a ser aplicada nos próximos dias. Entretanto, mais uma vez, a pasta não respondeu.
Doses para a região
No total destinado à região, a SRS-JF recebeu, nesta quarta, 36.270 doses de imunizantes, sendo 16.680 da Pfizer, 7.340 da Coronavac e 12.250 da AstraZeneca. Até o momento, de acordo com a Regional de Saúde, todas as remessas enviadas foram com segurança e sem intercorrências, garantindo principalmente a qualidade dos imunobiológicos. Os demais 36 municípios de abrangência da SRS-JF poderão retirar as doses a partir das 13h desta quinta. Para Juiz de Fora, ainda serão destinadas 10.392 doses do imunizante da Pfizer e 4.940 da Coronavac.
Estado vai adequar distribuição aos municípios
A Secretaria de Estado de Saúde informou que, para se adequar à logística de entrega de vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, que tem aumentando a periodicidade de envio das remessas, vai adequar a distribuição dos imunizantes. Conforme a pasta, as remessas que chegam às sextas, sábado e domingo serão distribuídas aos municípios a partir da segunda-feira seguinte. Os lotes de vacinas que chegarem ao Estado às segunda e terça-feira serão distribuídos a partir da quarta-feira seguinte. Por fim, as remessas que chegarem às quartas e quintas serão distribuídas a partir da sexta-feira seguinte.
De acordo com a pasta estadual, a logística de envio das vacinas depende da articulação junto às 14 macrorregiões do estado, alinhamento entre SES-MG, Forças de Segurança (Gabinete Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar) e as 28 Unidades Regionais de Saúde, de modo a realizar de forma ágil a entrega para os 853 municípios mineiros, sem comprometer a segurança dos imunizantes.
A cada remessa, conforme explica a SES, é preciso elaborar as planilhas de distribuição para os municípios e os documentos com as recomendações para a administração das doses recebidas. Também são conferidos os lotes, a temperatura e os quantitativos de todas as vacinas recebidas, que são separadas por unidades regionais de saúde e municípios. Todo esse trabalho é realizado, inclusive aos fins de semana, para que a operação seja a mais rápida possível, seguindo padrões de segurança e qualidade.
Calendário desta quinta-feira
Nesta quinta-feira (19), a vacinação contra a Covid-19 chega às pessoas com 21 anos, nascidas entre janeiro e abril. A campanha de imunização contra a doença contempla, ainda, aqueles com 22 anos ou mais, que, por algum motivo, ainda não tenham conseguido receber a primeira dose da vacina. Este público pode buscar pela dose inicial em Sesc Juiz de Fora e Sport Club JF, das 8h às 16h em ambos os locais, e nas UBSs do Bairro de Lourdes, Bandeirantes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal, das 8h às 11h e das 13h às 14h.
Grávidas, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) e lactantes (mulheres que amamentam e que estejam em até seis meses de pós-parto), todas com 18 anos ou mais, seguem podendo ser vacinadas no Sesc, no Sport e nas dez UBSs. Idosos com 60 anos ou mais, além destes doze locais, podem receber o imunizante também no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 14h.
Já em relação às segundas doses dos outros imunizantes, conforme a Secretaria de Saúde, as da Pfizer seguem disponibilizadas normalmente em todos os locais de imunização, enquanto as de Coronavac são oferecidas somente no Sport Club.
O que levar
Para receber a dose, a pessoa que vai se vacinar por idade deve levar (originais e cópias) de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome da pessoa que deseja ser vacinada, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF. Para receber a segunda dose, além do documento original com foto, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira aplicação.
Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.
Devem esperar
A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.
Endereços dos locais de vacinação:
– Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109
– Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco 1.303, Centro
– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery
UBSs que vacinam contra a Covid:
UBS Nossa Senhora de Lourdes: Rua Inácio Gama, 813
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910
UBS Milho Branco: Rua Nicolau Schuery, s/nº
UBS Progresso: Rua Jorge Knopp, nº 119
UBS Santa Cecília: Rua Gabriel Rodrigues, nº 900
UBS Bandeirantes: Rua Laurindo Nocelli, nº 100