Uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) serão construídos na Praça Teotônio Vilela, no Bairro Vitorino Braga, na Zona Leste de Juiz de Fora. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na noite desta quinta-feira (17). À Tribuna, o Executivo afirmou que ainda não há data para o início das obras e nem prazo para finalização.
As novas unidades de saúde serão feitas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde 25, do Governo federal.
A cidade será contemplada também com 18 kits para estruturação dos Pontos de Telessaúde nas UBSs. Os materiais fazem parte do SUS Digital – Telessaúde que, de acordo com o Governo federal, serão distribuídos proporcionalmente a cada região, a partir de critérios de vulnerabilidade socioeconômica do município e de indicadores relacionados à demanda por telessaúde em áreas de difícil acesso da população a outros serviços de saúde.
Os kits permitirão a realização de teleconsultas assistidas e cada conjunto pode incluir notebook, televisor, webcam e outros dispositivos essenciais para o atendimento remoto.
À PJF, a reportagem questionou qual a verba será destinada para a implementação destas unidades de saúde na cidade, como se deu a escolha do local de construção, qual o valor que o Município irá receber para os investimentos em saúde e de que forma a população será beneficiada com o recebimento dos kits para estruturação dos Pontos de Telessaúde. Não houve retorno até a publicação desta matéria.