Ícone do site Tribuna de Minas

UFJF oferece Seminário relações de gênero e sexualidades

PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário relações de gênero e sexualidades: perspectivas interdisciplinares”, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed), vinculado à Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento será realizado nos dias 8 e 9 de agosto, das 18h30 às 22h30, na Faced, e é gratuito e aberto à comunidade.

A iniciativa marca o início das atividades da primeira especialização da universidade em Relações de gênero e sexualidade: perspectivas interdisciplinares, e terá duas mesas-redondas. “É a primeira vez que é oferecido um curso que aborda estas temáticas, por um esforço conjunto de professores e professoras que vêm discutindo questões relativas a elas, uma especialização voltada para profissionais de diversas áreas, justamente no intuito de promover diversidade”, diz o professor Roney Polato, coordenador da especialização.

Segundo Roney, a intenção ao abrir o seminário à comunidade é promover o caráter interdisciplinar a que se propõe o curso. “O objetivo do seminário – e dos próximos que realizaremos – é divulgar as discussões do grupo e levá-las a docentes, pesquisadores, estudantes e qualquer pessoa que debata o tema, para de fato termos diferentes perspectivas”, diz. A primeira mesa-redonda, no dia 8, discute “Corpos dissidentes, gêneros, sexualidades e processos educativos”, com participação dos professores Anderson Ferrari e Neil Franco, da UFJF, e Cláudia Ribeiro, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Já no dia 9, o debate será sobre “Raça, gênero e sexualidade: desafios contemporâneos para pensar a vida em comum”, com as docentes Carolina Bezerra, da UFJF, e Fátima Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

PUBLICIDADE

Para Roney, discutir gênero e sexualidade no âmbito da educação tem relação íntima com a construção de sociedade que se pretende realizar. “A educação pensa que tipo de sujeito se quer construir e para qual sociedade. Discutir gênero e sexualidade na organização desta sociedade é fundamental para compreender as relações sociais, pensar determinadas visões e dinâmicas de violência e de preconceito, entre outros aspectos. E é um debate urgente na atualidade”, pondera o professor.

Os interessados em participar do I Seminário relações de gênero e sexualidades devem solicitar inscrição pelo e-mail gesedufjf@gmail.com, enviando os seguintes dados à organização do evento: nome completo, e-mail de contato, curso de graduação e/ou pós-graduação (em curso ou concluído) e instituição a qual se vincula como estudante e/ou trabalhador. As vagas são limitadas.

Sair da versão mobile