Um grupo de 102 romeiros inicia, nesta quarta-feira (18), a 6ª Caminhada da Fé rumo a Aparecida do Norte, em São Paulo. A previsão é de que eles se reuniriam ao amanhecer do dia, por volta das 4h30, próximo ao Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, Cidade Alta, onde receberiam, antes do início da peregrinação, uma bênção surpresa do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil.
Os devotos de Nossa Senhora Aparecida irão percorrer aproximadamente 300 km até a Catedral Basílica, somando dez dias de caminhada. Um caminhão de apoio, levando comida, água, roupas e colchonetes, irá acompanhar e dar suporte aos romeiros, que farão pernoites em diversas igrejas e casas paroquiais das cidades do trajeto. A previsão de chegada em Aparecida é para o dia 27 de julho, sexta-feira, onde os fiéis irão participar de uma missa no Santuário.
Para um dos coordenadores do grupo, João Batista Pereira, um dos principais objetivos da caminhada é “poder agradecer e, também, pedir (intercessão) à Nossa Senhora por todos”, afirma.
Devotos fazem preparação para 30 quilômetros diários
Para percorrer a pé os cerca de 30 quilômetros diários, por dez dias, o grupo iniciou a preparação em setembro do ano passado. Durante o segundo sábado de cada mês, era realizada a “caminhada-treino”, com mais de 20 km percorridos. Segundo a organização, os dias de preparação também ajudaram na convivência e interação dos fiéis.
Histórico
A Caminhada da Fé Juiz de Fora/Aparecida surgiu em agosto de 2013 e foi inspirada em uma romaria na qual fiéis partem de Cambuquira, no Sul de Minas Gerais, e seguem a pé até o Santuário de Aparecida. Tal romaria existe desde 1933 e é considerada uma das mais tradicionais do país.
Em sua primeira edição, a Caminhada da Fé juiz de Fora/Aparecida reuniu 12 romeiros. Atualmente, com 102 participantes, a expectativa que é o número cresça a cada ano.