Ícone do site Tribuna de Minas

Furto de cabos telefônicos causam prejuízo em 600 linhas

PUBLICIDADE

Os recentes furtos de cabos de telefonia na região da Barreira do Triunfo, Zona Norte, causaram transtornos em 600 linhas telefônicas particulares e comerciais. O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Polícia Civil. Nesta quarta-feira (18) dois suspeitos, 25 e 26 anos, prestaram depoimento e negaram participação nos crimes. Conforme o delegado responsável, Rodolfo Rolli, outros dois rapazes identificados não compareceram e podem ter a prisão preventiva decretada. Ainda conforme Rolli, a dupla também é suspeita de participar de furtos e roubos a residências e lojas da região, inclusive de um assalto a locadora ocorrido na noite da última terça-feira no Bairro Santa Cruz. Na ocasião, dois ladrões, armados com revólver, entraram no estabelecimento, na Rua Álvaro Coelho de Andrade Lemos. Os criminosos renderam uma comerciante, 36, e mandaram o sócio dela entrar no banheiro. Em seguida, apontaram a arma para a vítima e roubaram R$ 100 do caixa.

Segundo o delegado, o suspeito de comprar os materiais furtados na Zona Norte já foi identificado e poderá responder por receptação qualificada, com pena de três a oito anos de reclusão, e por formação de quadrilha, com detenção de um a três anos. O chefe de segurança da empresa de telefonia, Jorge Aleixo, reforçou os problemas causados pela retirada ilegal dos fios. O valor de venda dos cabos é mínino, e o prejuízo maior é para a própria comunidade, pois os furtos interrompem a comunicação, a linha de dados para internet e máquinas de cartões de crédito. Para tudo. Segundo ele, a firma tem colocado dispositivos de alarme em pontos considerados críticos para inibir a modalidade criminosa. Estamos fazendo um trabalho com as polícias Militar e Civil. Com certeza é o mesmo grupo que está agindo, porque a forma de atuação é a mesma.

PUBLICIDADE

De acordo com o chefe de segurança, o restabelecimento das linhas costuma demorar entre 24 e 48 horas. Temos que refazer tudo. A própria comunidade que se sente lesada deve denunciar qualquer crime deste tipo. Ele e o delegado acreditam que os furtos foram praticados para sustentar o vício dos ladrões em crack. No último sábado, 46 metros de cabeamento telefônico foram furtados na Estrada Elias José Mockdeci, entre os bairros Barreira do Triunfo e Náutico. Já no início do mês passado, 20 metros da estrutura foram levados da Rua Julieta de Assis Pereira, no Novo Triunfo.

Sair da versão mobile