Ícone do site Tribuna de Minas

Cerimônia marca primeira etapa de formação de novos sargentos

EB para capa foto 10 bil
EB crédito 10 BIL
Alunos do Curso de Formação de Sargentos receberam boina azul-ferrete (Foto: 10º BIL)
PUBLICIDADE

Cento e vinte cinco alunos do Curso de Formação de Sargentos de Exército Brasileiro, sendo destes 104 mulheres, receberam, no último sábado (15), a boina azul-ferrete. A entrega do acessório simboliza o coroamento da primeira fase do curso, que tem duração de dois anos, e também materializa a conclusão do primeiro exercício no terreno da formação do militar, quando o militar está apto para compor frações de combate, após ter superado difíceis semanas de treinamento e o exercício de longa duração. Esta é a terceira turma do curso que tem a participação de mulheres. Elas vêm se destacando nas atividades pelas características de liderança, perseverança e resistência.

As entregas das boinas ocorreram no 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4º GACL) e no 10º Batalhão de Infantaria Leve (10º BIL), ambos sediados na Zona Norte de Juiz de Fora. Receber a boina é o reconhecimento à austeridade, à dedicação e à vibração dos alunos. Simbolicamente, a boina representa o verdadeiro “batismo” de um militar, quando o civil de antes agora é reconhecido como combatente básico do Exército Brasileiro.

PUBLICIDADE

Juiz de Fora é pioneira na formação das mulheres combatentes. Todas as alunas estão sendo formadas para atuarem no front de combate. Os objetivos do curso são iniciar a formação do caráter militar, criação de hábitos adequados à vida militar, aquisição de conhecimentos militares, obtenção de reflexos na execução de técnicas e táticas individuais de combate e desenvolvimento da capacidade física. Elas ficam no município até o fim deste ano, quando escolhem seguir para Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro, ou para o Centro de Instrução de Aviação do Exército (Ciavex), em Taubaté (SP). Para os homens, há uma terceira opção, a Escola de Sargentos das Armas (EsSA), em Três Corações (MG).

PUBLICIDADE

Formação de mulheres

No 4º GACL, 85 alunos receberam a boina. Foram 54 mulheres e 31 homens. A organização militar recebe o segmento feminino no curso de sargentos desde 2016, e foi a primeira do país. O comandante da unidade, tenente coronel Alexandre Roberto da Silva, comentou sobre a formatura. “É com muita satisfação que desde 2017 recebemos e formamos mulheres na Linha Militar de Ensino Bélica, nos preparamos e adequamos nosso aquartelamento para que essa fase da formação fosse executada da melhor maneira possível. A formatura de entrega da boina aos alunos é a certeza que o trabalho vem sendo bem feito e os objetivos estão sendo muito bem cumpridos por todos responsáveis.”

PUBLICIDADE

Já no 10º Batalhão de Infantaria Leve (10º BIL), foram 60 alunos, 50 deles, mulheres. O comandante da unidade, coronel Guilherme Motinha, chamou a atenção para o desempenhos dos alunos durante o exercício. “Nós, do Décimo de Montanha, podemos atestar que os militares que receberam a boina já não são aqueles jovens ansiosos e talvez inseguros que adentraram aos portões do nosso Batalhão. Passados quase quatro meses, já é possível perceber certo amadurecimento, o aumento da confiança e do vigor físico, além da melhora na postura militar de cada um de nossos alunos”, comentou.

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile