Ícone do site Tribuna de Minas

Catador de reciclável faz manutenção de praça no São Mateus

praça22
Trabalhador está consertando canteiros de árvores quebrados e cuida também de outros reparos (Foto: Leticya Bernadete)
PUBLICIDADE

A Praça Jarbas de Lery Santos, no Bairro São Mateus, Zona Sul, está de cara nova. Isso porque um catador de material reciclável está restaurando os canteiros de árvores quebrados no local. Na última quinta-feira (16), a Tribuna esteve na praça e registrou o trabalho, que o homem iniciou por conta própria. A iniciativa despertou a atenção dos moradores no entorno da praça, que estão satisfeitos com a atividade e procuram auxiliá-lo com a compra de materiais e fornecendo alimentação para o trabalhador.

À reportagem, o catador Aladin Neves disse que decidiu fazer os reparos porque gosta desse tipo de trabalho, e que conta com a ajuda da comunidade para continuar. Procurado pela reportagem, o presidente da Associação de Moradores do Bairro São Mateus, Homero Adário, afirma que a comunidade aprova o trabalho do catador, que envolvem o conserto e pintura do meio-fio de proteção dos canteiros. Segundo ele, solicitações encaminhadas à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) não estariam sendo atendidas. “A praça de São Mateus está ficando linda. Temos que agradecê-lo por esse trabalho magnífico que só tem a acrescentar ao bairro”.

Segundo Adário, a ação do catador mobilizou os moradores, que, além de contribuírem para a compra de materiais para restauração dos canteiros, oferecem alimentação a ele, como café da manhã e almoço. “Tem uma pessoa que já falou que, quando ele estiver trabalhando, é para ele ir na casa dela que ela vai dar almoço pra ele. Outra serve um ‘cafezinho’. O trabalho está ficando muito bacana.”

PUBLICIDADE

Posicionamento da PJF

Em nota, a Empav informou que a Praça Jarbas de Lery Santos conta com um jardineiro diariamente, responsável por cuidar “com muito zelo do espaço” e por comunicar o setor responsável caso haja necessidade de reparos, como em canteiros quebrados ou pedras portuguesas. “Esses pequenos reparos sempre são realizados conforme programação.” Além disso, a empresa informou que realiza a manutenção dos 250 logradouros públicos de Juiz de Fora, o que inclui 170 praças.

Sair da versão mobile