Ícone do site Tribuna de Minas

Arquidiocese lança projeto de educação sustentável

PUBLICIDADE

Será lançado, na próxima sexta-feira (20), um projeto piloto de educação e proteção socioambiental em Juiz de Fora. A ação será realizada pela Arquidiocese de Juiz de Fora em parceria com diversas instituições da cidade e promoverá a coleta seletiva de resíduos orgânicos e sólidos. O primeiro ponto do “Ecolixo do bem, juntos podemos” será no Parque Halfeld e adjacências, abrangendo desde a Colégio Academia até a Funalfa, passando pelo Fórum Benjamin Collucci até a Avenida Olegário Maciel. O lançamento será feito junto com a missa de abertura da Feira da Caridade, às 7h30, na Igreja São Sebastião.

Segundo a Arquidiocese, a iniciativa tem como base conceitual a Campanha da Fraternidade 2016, que aborda o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”. A Arquidiocese informou que na região central a ação deve durar um ano. O projeto contará com diversas ações, em uma delas, os participantes irão visitar semanalmente prédios da região, fazendo orientações sobre como os moradores podem fazer reciclagem. Além disto, haverá um plantão de atendimento a residentes e síndicos. Conforme a Arquidiocese, também será promovida a capacitação de coletores, chamados “amigos do bem”. Eles serão os responsáveis por gerenciar o projeto em cada prédio, cada um deles poderá responder por até três prédios.

PUBLICIDADE

A campanha inclui ainda distribuição de cartilha explicativa e palestras em colégios públicos e privados do entorno do Parque Halfeld, em parceria com a 4ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente. Em junho, será lançado um concurso de fotos no Instagram, na página “Acessa/Ecolixo”. Os participantes terão que tirar fotografias no Parque Halfeld, em contato com o meio ambiente. A votação das melhores imagens será em julho, e o resultado sairá em agosto, com premiações. Em setembro, as fotos serão expostas no Colégio Academia. Estão previstas ainda mesas de debates e exposições.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile