Quem desejava marcar consultas com médicos especialistas da Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do Bairro São Pedro, na Cidade Alta, na manhã desta segunda-feira (18), além de enfrentar frio e chuva, teve que aguardar horas em uma fila e, mesmo assim, não obteve o atendimento esperado. Por conta de uma falha no sistema interno, causada pela ausência de sinal da internet, pelo menos 40 pessoas não estavam conseguindo agendar consultas.
Diagnosticado com epilepsia, Pablo Washington Pires, 24 anos, enfrentava, mais uma vez, a fila do posto para conseguir um neurologista. O pedido, segundo ele, está em aberto desde 2012. “Precisei até retirar outro. Tomo remédio controlado para evitar as crises, pois sem ele não consigo trabalhar. A alternativa é pedir a um clínico geral para renovar a receita.”
Mãe de um bebê de 6 meses, a professora Sandra de Barros, 37, tentava, desde as 8h, agendar consulta com um pneumologista, para que ele receitasse um leite especial, pois sua filha apresenta intolerância à lactose. “Já estive aqui outras vezes, e é sempre a mesma coisa.” A dona de casa Elenir Pinto da Silva, 34, diz que, desde dezembro de 2014, tenta marcar ortopedista. Ela também queria agendar um exame de vista para o filho de 5 anos, o qual estaria tentando há mais de um mês. “A professora falou que ele não está enxergando direito, o que tem comprometido seu aprendizado.”
A aposentada Evany Terezinha Drummond, 71, precisa ser submetida a uma cirurgia de catarata, mas afirma que, desde o ano passado, não consegue agendar oftalmologista e nem cardiologista. “Eles pedem 30 dias para agendar e entrar em contato conosco, mas isso não acontece.”
Segundo a Secretaria de Saúde, o sistema não está parado. O problema, que é temporário, se deve à lentidão da internet no local, o que dificulta a agilidade no atendimento. A pasta trabalha para resolver a situação o mais rápido possível.