A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também está tomando medidas em relação à pandemia do Covid-19. Segundo a assessoria de comunicação da PRF em Minas Gerais, algumas mudanças estão sendo implementadas, porém, elas ocorrem de forma dinâmica, diariamente, de acordo com o desenrolar dos fatos relacionados ao vírus acontecem.
Segundo a assessoria da PRF, neste primeiro momento, a mudança mais significativa que ocorreu é com relação ao uso dos etilômetros. Eles continuarão em operação nas rodovias federais que cortam o estado, porém, só serão usados em dois casos: para motoristas que se envolverem em acidentes e quando o condutor apresentar sintomas de embriaguez.
A PRF destacou que os equipamentos usam bocais descartáveis, abertos na frente do motorista, usados no teste e descartados logo após o uso, segundo a corporação, sem risco de contaminação. A PRF de Minas Gerais também já solicitou a compra de máscaras e luvas para serem utilizadas pelos policias, além de cuidados de higiene recomendados pelos órgãos referência em saúde.
A assessoria destacou que a pandemia não exime os motoristas de serem fiscalizados, o fato da doença não servirá como álibi para recusar fiscalização.