Neste sábado, os 63 postos de saúde estarão funcionando das 8h às 17h para fazer exclusivamente a aplicação da vacina. Os departamentos de saúde também estarão abertos no mesmo horário. O Espaço Cidadão completa a lista de unidades abertas (ver quadro). A Secretaria de Saúde orienta os usuários para que cheguem nos locais até as 15h, a fim de facilitar o fluxo de atendimento.
Até dia 2 de fevereiro, todas as UBS, os departamentos de saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso e o PAM-Marechal funcionarão das 8h às 16h30, sem intervalo de almoço, para imunizar os juiz-foranos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. No PAM-Marechal, o posto de vacinação foi deslocado para o primeiro piso, com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários. Quem desejar se vacinar deve levar o cartão de vacinação. No caso de o usuário não ter o documento, é possível emitir um novo cartão por meio da apresentação de um documento de identidade.
A expectativa da secretaria é aumentar a cobertura vacinal do público-alvo de 89,85% para 95%, índice preconizado como ideal pelo Ministério da Saúde. O público-alvo é composto por crianças com idade superior a 9 meses e adultos de até 59 anos. Idosos, gestantes e lactantes que desejam se vacinar precisam consultar um médico antes de procurar um posto de vacinação.
No último sábado (13), o Espaço Cidadão ficou aberto para vacinar juiz-foranos que ainda não tinham sido imunizados. Na ocasião, 484 pessoas receberam a vacina. Segundo dados da Prefeitura, a Secretaria de Saúde recebeu 36 mil doses. Destas, 31.400 foram distribuídas para os postos e, 3.773, aplicadas até sábado (13), não havendo desabastecimento. Ainda conforme a pasta, muitas pessoas têm procurado os postos mesmo já tendo tomado a vacina, medida considerada desnecessária, visto que o Ministério da Saúde orienta que uma dose é suficiente para imunizar o paciente para o resto da vida.
A doença já matou, pelo menos, 35 pessoas no país neste ano. Somente em Minas Gerais, segundo o boletim epidemiológico mais recente, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), 15 mortes em decorrência da febre amarela foram contabilizadas até a última quarta-feira (17).