Assustados com a frequência de arrombamentos e furtos ocorridos no Bairro São Mateus, Zona Sul, moradores da região têm adotado medidas de autoproteção. Em um condomínio, na Praça Jarbas de Lery, a síndica decidiu, como prevenção, colocar um aviso no elevador, alertando aos cerca de 70 moradores do prédio sobre a importância de não abrir a porta do edifício sem a devida identificação da pessoa que está ao interfone. "Temos muitos residentes idosos que, às vezes, ficam em casa sozinhos, tornando-se vulneráveis", diz Regina Maria Lage Valentim.
A síndica afirma que a medida foi tomada depois que a Tribuna divulgou, no último dia 5, o roubo a um apartamento, localizado no 2º andar de um prédio da Rua São Mateus. A moradia foi invadida por um assaltante, que conseguiu acessar o local depois de ter a entrada liberada pelo interfone ao se passar por alguém que conhecia um morador. O dono do imóvel, 69, se deparou com o ladrão no interior da residência, sendo agredido e ferido com uma faca. Os crimes contra estabelecimentos comerciais e residenciais também levaram cerca 1.200 moradores e lojistas do bairro a elaborar um abaixo-assinado, que foi entregue à Polícia Militar, solicitando mais patrulhamento da região.
De acordo com o comandante da 32ª Companhia da PM, capitão Ricardo Schafer, a corporação vem trabalhando em favor da redução da criminalidade e do aumento da sensação de segurança para a população do São Mateus e demais bairros da Zona Sul. Segundo ele, a Base Comunitária Móvel tem permanecido no Alto dos Passos, perto da concentração de bares e restaurantes, como fator inibidor de crimes. "Temos dado prioridade ao patrulhamento noturno, para evitar arrombamentos e pequenos delitos. Criamos, ainda, uma patrulha de bicicleta, que tem condições de estar mais perto da população, para ouvir sua demanda", destaca o militar, acrescentando que a 32ª Cia da PM também lança mão da Patrulha de Prevenção Ativa (PPA), que está 24 horas nas ruas.
