A vacina contra a Covid-19 voltará a ser aplicada em período noturno a partir desta quinta-feira (18), passando a acontecer das 14h às 20h no PAM- Marechal. A intenção, conforme a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, é atender à demanda de uma parte da população, que pedia a alteração para receber a vacina após o expediente de trabalho.
A adequação do horário também é uma estratégia para atingir um número maior de pessoas, atendendo suas necessidades e especificidades, assim como ocorreu no atendimento de acamados, na adoção do modelo de drive-thru aos fins de semana e também com a alternância entre os postos de vacinação, incluindo as Unidades Básicas de Saúde, para aproximar a imunização da população das periferias da cidade.
No momento, a campanha de vacinação se concentra na aplicação de primeiras doses para os indivíduos com 12 anos ou mais, que por algum motivo ainda não tenham comparecido aos postos. Já a aplicação das segundas doses de AstraZeneca foi regularizada e deve respeitar as datas indicadas no cartão de vacina. O intervalo entre as duas doses é de 12 semanas para a AstraZeneca e de 28 dias para a Coronavac. Já as segundas doses do imunizante Pfizer são aplicadas nas pessoas que receberam a dose inicial há pelo menos oito semanas.
Dose de reforço
Nessa fase, as vacinas de reforço são destinadas aos idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde de qualquer faixa etária que tenham recebido a segunda dose há pelo menos cinco meses. Os imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais também já têm direito à dose de reforço.
No caso do restante da população adulta, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que todos deverão receber a terceira dose cinco meses após a aplicação da segunda. Entretanto, a logística desta fase da vacinação ainda não foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e pela Prefeitura.
Horários e locais
A vacinação continua, não só no PAM-Marechal, mas também nas Unidades Básicas de Saúde de referência, nos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Bandeirantes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal, das 8h às 11h e das 13h às 16h, às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, enquanto às quintas funcionam de 8h ao meio-dia. Outras 36 UBSs fazem a vacinação contra a Covid diariamente das 8h às 11h, enquanto à tarde realizam a vacinação de rotina. O Departamento de Saúde do Idoso oferece primeiras, segundos doses e vacinas de reforço exclusivamente para os idosos de 60 anos ou mais, das 8h às 11h.
Conforme a Prefeitura, mais de 880 mil doses de vacinas já foram aplicadas no município, ao passo que 445 mil receberam ao menos uma dose. Há 380 mil cidadãos vacinados com duas doses ou com vacina de dose única, o que representa mais de 70% da população.