A Defesa Civil de Juiz de Fora apresentou, nesta quarta-feira (17), em reunião na sede da Secretaria de Governo, o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O documento é elaborado para planejar ações conjuntas de respostas para o período chuvoso, determinando estratégias para lidar com situações de desastres como deslizamentos, inundações, alagamentos e outros riscos.
As estratégias apresentadas estabelecem procedimentos a serem adotadas pelos órgãos envolvidos na resposta e na preparação para os desastres. De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, Luís Fernando Martins, durante todo o ano, os pontos que costumam sofrer com alagamentos foram priorizados para receber limpeza de boca de lobo e córregos, além de outras ações de zeladoria do Programa Boniteza. Conforme ele, no período de estiagem, o órgão também realizou vistorias preventivas, mapeamentos e monitoramento de áreas de risco, ações de mitigação do risco, como a instalação de lonas em encostas, cadastro de locais que podem servir de abrigo em situações de emergência e desenvolvimento do Plano de Assistência da Defesa Civil.
Na reunião desta quarta, além dos membros da Defesa Civil, participaram representantes da Secretaria de Governo e do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário, da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Direitos Humanos e da Empresa Municipal de Pavimentação Urbana (Empav). Outra reunião foi agendada para o dia 24 de novembro.

