Ícone do site Tribuna de Minas

Obras do João Penido são retomadas nesta terça

PUBLICIDADE

As obras do Hospital Regional João Penido, localizado no Bairro Grama, região Nordeste da cidade, foram retomadas nesta terça-feira (17). Estão sendo reformadas a UTI, a Central de Esterilização de Material, que também comporta o almoxarifado e a lavanderia, a Administração e a fachada da instituição. Iniciada em abril de 2012, a obra estava suspensa desde outubro do ano passado.

Conforme o diretor da instituição, Renê Mattos, esses primeiros dias serão para recompor o espaço físico para início dos trabalhos. “Acredito que até depois de amanhã (quinta-feira), a reforma esteja a todo vapor.” A previsão é de que a estrutura seja entregue em março de 2016.

PUBLICIDADE

Segundo o diretor, os espaços assistências, que são a UTI e a Central de Esterilização de Material, já estão com mais de 80% dos trabalhos concluídos. “O que deve atrasar um pouco mais é a entrega da fachada e da Administração. Desde que assumimos que estamos costurando a retomada das obras, que impactaram muito na acreditação do hospital.” O diretor ainda reforça que serão totalizados 60 leitos de UTI, sendo 15 neonatais, 15 pediátricos e 30 adultos. “No momento, estamos funcionando com menos leitos, 15 adultos e 28 pediátricos.”

PUBLICIDADE

No último dia 9, após uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, o Prefeito Bruno Siqueira (PMDB) garantiu que o hospital iria retomar os atendimentos de porta, uma demanda antiga da população. Conforme Mattos, após a finalização das obras, a instituição terá condições de discutir com o município a reabertura dos atendimentos de porta. “Em 2012, quando decidiu-se pela recuperação do espaço físico do hospital, foi fechado os atendimentos de urgência e emergência porque muitos dos serviços em reforma foram instalados onde ficava o ambulatório.”

A Tribuna questionou a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), mantenedora da unidade hospitalar, sobre os recursos que foram enviados para as obras. No entanto, ainda não obteve retorno.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile