O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora está oferecendo orientação jurídica gratuita para a população de baixa renda. O serviço tem atuação semelhante ao da Defensoria Pública, mas limita a quem recebe até três salários mínimos. As atividades são coordenadas pela professora Lilia Nunes, e o atendimento acontece de segunda-feira a quinta-feira, das 13h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 12h, mediante agendamento prévio.
O atendimento jurídico pode ser feito para resolução de diversas questões e em áreas variadas. O núcleo trabalha, por exemplo, com questões cíveis de direito de família, direitos do consumidor, contratos, usucapião e conflitos de vizinhança, além de serviços nas áreas previdenciária e trabalhista.
Já quem busca resolver conflitos por meio de acordos extrajudiciais pode contar com orientações voltadas para a composição consensual de conflitos, buscando o diálogo e a resolução rápida de problemas. Os interessados em todas essas opções podem entrar em contato pelo WhatsApp do núcleo (32 3249-3604).
Além de ser uma via de acesso a serviços essenciais para a população, o núcleo também tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar a prática da profissão e o que aprendem em sala de aula.