Ícone do site Tribuna de Minas

Artistas circenses doam sangue em Juiz de Fora

PUBLICIDADE

Palhaços, malabaristas, mulher maravilha e motoqueiros. A manhã desta quinta-feira (17) foi diferente no Hemominas de Juiz de Fora. Os integrantes do Circo Estoril, que fica na cidade até o próximo dia 3, estiveram na unidade para doar sangue. Segundo o diretor do circo, Nivaldo Júnior, a trupe busca fazer ações filantrópicas em todas as cidades por onde passa. “Somos itinerantes, mas gostamos de deixar nosso legado por onde passamos. Nós procuramos os hemocentros das cidades para fazer esta ação, que é muito importante para a população.”

Integrantes do Circo Estoril estiveram no Hemominas nesta quinta-feira (Foto: Olavo Prazeres)

Dois dos doadores estavam fazendo a boa ação pela primeira vez. Pedro Paulo Tavares, 27 anos, sempre quis doar, mas ainda não tinha tido oportunidade.

PUBLICIDADE

“É a chance de ajudar quem precisa agora e, futuramente, pode ser a gente que venha a precisar. Além disso, estamos aqui para ajudar a conscientizar outras pessoas”

Vestida de mulher maravilha, Bruna Larissa, 26, que faz números com tecidos, teve a oportunidade de contribuir, sem usar superpoderes. “É sempre bom poder ajudar quem precisa, com um gesto simples e tão importante”, afirmou.

PUBLICIDADE

Para Rosani Martins, funcionária do Setor de Captação do Hemominas, esse tipo de ação “cativa e comove”. “São iniciativas como essa que ajudam as pessoas a se conscientizarem sobre a importância da doação de sangue. Pessoas que vêm espontaneamente, ligadas a artes e entretenimento, que influenciam o público com seu exemplo. Os outros vão olhar com carinho o gesto e sentir vontade de fazer o mesmo, sem que a gente precise falar que está precisando de sangue”, disse.

Estoque em baixa

Rosani Martins destacou que os estoques de sangue tipo O positivo e O negativo estão em baixa na unidade da cidade. “Todos os tipos são importantes, mas hoje o principal é o O positivo, que está muito abaixo do ideal. Pedimos que todos os grupos sanguíneos venham doar. A estes dois grupos solicitamos uma atenção especial, que venham nos ajudar”, comentou.

PUBLICIDADE

Podem doar sangue pessoas com idades entre 16 a 69 anos com mais de 50 quilos. No momento da doação, o voluntário deve estar alimentado e ter dormido, no mínimo, quatro horas. Ele deve se sentir descansado no momento da doação para evitar mal-estar, mesmo motivo pelo qual deve estar em plena condição de saúde. Mulheres podem doar sangue, no máximo, três vezes ao ano, respeitando intervalos de 90 dias entre as doações. Homens podem fazer quatro doações, com intervalos de 60 dias.

O Hemominas de Juiz de Fora funciona na esquina da Rua Barão de Cataguases com a Avenida Rio Branco, no Centro, das 7h ao meio-dia, de segunda a sábado.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile