As chuvas que caíram entre o início da noite de sexta-feira (14) e a madrugada de domingo (16) acumularam 33 milímetros, quase que a totalidade do registrado em todo setembro, que são 34,4 milímetros, índice que representa 49% do previsto para todo o mês. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém um pluviômetro no campus da UFJF. Para fins de comparação, em setembro do ano passado a cidade registrou acumulado de apenas 7,7 milímetros.
Por causa das chuvas, a Defesa Civil registrou uma ocorrência de destaque no fim de semana, no Bairro Retiro, Zona Sudeste. No local, uma família precisou sair de casa, e buscar abrigo com parentes, após o rompimento de uma rede de captação pluvial na Rua Saulo Villela.
Um sistema de baixa pressão atmosférica, chamado pelos meteorologistas de “cavado”, atua sobre a região, fazendo com que o ar se eleve, formando nuvens carregadas que deixam o céu nublado.
Segundo o Inmet, as precipitações devem continuar pelos próximos dias, com maior incidência nesta segunda (17) e terça-feira (18). As previsões, no entanto, apontam possibilidade de chuva até a sexta-feira (22), que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento.
O céu deve permanecer encoberto e, até quarta-feira (19), as temperaturas podem chegar a 24 graus a máxima e 17 a mínima. A partir de quinta (20), a máxima aumenta, podendo chegar a 28 graus.
Nesta sexta-feira, a temperatura mínima registrada foi de 14,6 graus, e a máxima não deve passar dos 22.