Na próxima quinta-feira, a Settra e a ONG Ruaviva incentivam o juiz-forano a deixar o carro na garagem. Durante a jornada "Na cidade sem meu carro", a Avenida Getúlio Vargas terá a circulação de veículos de passeio impedida no trecho entre as ruas Floriano Peixoto e Batista de Oliveira, das 6h às 16h. Apenas os pedestres e o transporte coletivo terão espaço, uma forma de simbolizar a mudança de entendimento a respeito da mobilidade urbana defendida pelo movimento: no lugar de priorizar o transporte individual, as cidades precisam incentivar o uso das alternativas coletivas e não motorizadas. A atividade acontece simultaneamente em 40 cidades brasileiras e será realizada também em cerca de duas mil cidades do mundo.
A via, uma das principais da cidade, receberá diversas atividades lúdicas e educativas. "É uma forma simbólica de devolver as duas faixas de veículos às pessoas. Haverá shows, varal de poesia, exposição fotográfica", antecipa o subsecretário de Mobilidade Urbana, Carlos Eduardo Meurer. "Com essa ação, queremos promover a reflexão sobre o modelo de mobilidade urbana atual, que está saturado e precisa de mudança, mas, para isso, é preciso conscientizar a população de que, se continuarmos priorizando os veículos particulares, estaremos perdendo em qualidade ambiental."
Meurer aponta que, quanto mais veículos ocupando as vias, maiores os impactos: aumentam os congestionamentos, os prejuízos para o sistema coletivo de transporte, a poluição ambiental e o número de acidentes. "O Brasil gasta quase R$ 10 bilhões ao ano com acidentes. É um número alarmante para um país que tem tanta dificuldade em investimento."
Para incentivar o juiz-forano a deixar o carro na garagem ou, pelo menos, usar o meio de maneira mais racional – por meio da carona, com o maior número possível de ocupantes por veículo -, haverá reforço do transporte coletivo. Aproximadamente 50 linhas receberão carros extras durante todo o dia. Já para evitar que o tráfego desviado da Getúlio Vargas traga transtorno às vias adjacentes, algumas medidas, como apoio na fiscalização e desativação do estacionamento da Floriano Peixoto, no lado ímpar, serão tomadas.
Quatorze agentes de trânsito darão apoio aos motoristas nos cruzamentos da Avenida Francisco Bernardino com as ruas Floriano Peixoto e Fonseca Hermes, da Floriano Peixoto com Batista de Oliveira e desta com a Avenida Getúlio Vargas. Policiais militares também darão apoio. "Essa ação é muito pertinente, principalmente porque a Avenida Getúlio Vargas pode ser considerada a segunda via central mais importante. Nós, como agentes fiscalizadores, vivenciamos as dificuldades que este crescimento (da frota de automóveis particulares) traz para a mobilidade urbana", diz o comandante do Pelotão de Trânsito da PM, tenente Jean Amaral. Segundo a Settra, a cidade contabilizava, em agosto, 188.211 veículos, contra 103.459 em 2001 – um crescimento de 82% em dez anos.
Alerta contra número de acidentes
Visando à conscientização de condutores e pedestres, membros da Sociedade Brasileira de Ortopedia realizarão, na manhã deste domingo, no Campus da UFJF, uma panfletagem com orientações sobre medidas de segurança a serem adotadas no trânsito. A ação é promovida pelas unidades do órgão em todo o território nacional, de 10h a meio-dia, e, de acordo com o presidente da seccional da Zona da Mata, Jair Moreira Dias Júnior, a intenção é chamar atenção da população para regras simples, como uso do cinto de segurança e cadeirinhas para crianças, bem como respeito aos limites de velocidade e à Lei Seca. "Percebemos que, através desta campanha anual, podemos ajudar a reduzir os números de acidentes, que ainda matam cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil. Esta realidade precisa mudar."
A preocupação com os acidentes também é o mote da Semana Nacional de Trânsito, que será aberta oficialmente neste domingo, em todo o Brasil. Em 2011, será aberta a "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito", voltada para a construção de estratégias que permitam reduzir em até 50% o número de vítimas da violência no trânsito. "Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 20 anos, os acidentes serão uma das principais causas de morte em todo o mundo", alerta o comandante do Pelotão de Trânsito da PM, tenente Jean Amaral.
