Ícone do site Tribuna de Minas

Feira noturna movimenta noite juiz-forana

Feira Noturna
FEIRA INTERNA 1 Felipe Couri
População aproveitou para fazer compras nas barracas dos mais variados artigos (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Os feirantes descreveram com entusiasmo o retorno da Feira Noturna para a Praça Antônio Carlos (PAC), nesta quarta-feira (17). Desde que as obras de revitalização do espaço tinham sido concluídas, há cerca de dois meses, o local não havia comportado tantas pessoas, como ocorreu durante a reinauguração. Segundo estimativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), aproximadamente três mil pessoas passaram pelo local.

Com atração musical, muitas pessoas como Valéria Alves, 56 anos, foram lá para curtir a movimentação em clima de festa. Uma ampla oferta de legumes, verduras, laticínios, biscoitos e doces estava à venda. O plano de quem marcou presença era curtir a apresentação do grupo Maracaju de Gaveta, enquanto tomava uma cerveja para depois fazer as compras para casa.

PUBLICIDADE

Acompanhada de duas amigas, Valéria expandiu a quantidade de pessoas sentadas ao redor da mesa, em um clima de amistosidade que faz jus ao comércio popular. “Juiz de Fora precisa desse movimento. Nós temos que prestigiar para que cresçam, cada vez mais, os eventos populares em que as pessoas podem se divertir.”

PUBLICIDADE

Angélica Telles de Oliveira, 54, acompanhou a feira em todas as suas fases, tanto na ida para a Praça Doutor João Penido (Praça da Estação) quanto no retorno para a PAC. Desta vez, no entanto, a proposta era outra. Em clima de romance, ela e seu marido aproveitaram o evento para ter um encontro. As compras ficaram para segundo plano, é claro.

O movimento intenso também foi comemorado pelos feirantes. As barracas de comida teciam filas que atravessavam a praça, assim como o cheiro. Em meio à demanda para fazer dezenas de espetinhos que fritavam simultaneamente na chapa, Hedlaine Bartels, 26, conversou com a Tribuna. “Está incrível! Estamos adorando”, disse, sem perder a animação, no curto período entre uma entrega e outra.

PUBLICIDADE

Anteriormente, Hedlaine já havia conversado com a Tribuna, compartilhando a expectativa para retornar à PAC. Agora, de volta ao local, ela comenta que estar ali supera as expectativas, citando a estrutura ampliada e a existência de suportes.

Para o casal Rita de Cassia Nogueira, 69, e Inácio Nogueira, 67, o fluxo de clientes continua igual, entretanto a sensação compartilhada por eles é de alegria. Suas vidas foram modificadas pelo trabalho que fazem ali e que remonta também à história do casal.

PUBLICIDADE

Há 40 anos, eles mantém a marca de mel “Nogueira”, que exibem com orgulho. Todos os demais produtos expostos são fruto da agricultura familiar, sendo produzidos por eles. Com a renda dessa comercialização, puderam criar os filhos e contar com os netos, que agora ajudam no trabalho na feira.

Avaliação geral é de que retorno para a PAC foi positivo (Foto: Felipe Couri)

Balanço do evento

Carmen Albino, presidente da Associação dos Profissionais Produtores e Feirantes de Juiz de Fora (Approfeira), avaliou que o saldo deste primeiro dia foi positivo. “Como prevíamos, o aumento do espaçamento entre as barracas e o aumento da área de alimentação proporcionaram uma excelente feira para todos.”

Contudo, também foi observado o que ainda precisa ser aperfeiçoado. Na sua opinião, o aumento no número de banheiros e uma intensificação na segurança da praça precisam ser feitos. A intenção é que, desta forma, as pessoas tenham mais conforto e não atravessem fora da faixa de pedestres. Frente aos aspectos observados por Carmen, a Approfeira busca, junto à Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (Seapa), a resolução dos problemas.

PUBLICIDADE

No balanço da Prefeitura, o evento também foi positivo. “Tanto os feirantes quanto os consumidores ficaram satisfeitos com o retorno à Praça Antônio Carlos. Nosso compromisso é fazer com que a feira seja ainda mais atrativa e acolhedora para todos os envolvidos”, disse o Executivo em nota.

A Feira Noturna acontece todas as quarta-feiras, das 16h às 22h30.

Sair da versão mobile