
Curral estava em áres de preservação ambiental
Uma ação da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), Guarda Municipal, Demlurb e Agenda JF retirou das margens do Rio Paraibuna um curral instalado irregularmente na área, considerada de preservação ambiental permanente. No local, na altura do Bairro Barbosa Lage, Zona Norte, o criador abrigava duas vacas e dois bezerros. Segundo a Agenda JF, danos ambientais provocados pela criação serão avaliados. A princípio, o proprietário dos bovinos deve ser autuado pela instalação. "É uma falta considerada grave, que será levada ao conhecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Condema, que julga e fixa o valor da multa cabível", explica o fiscal da Agenda JF, Wladimir José Braga. Segundo a fiscal de Posturas da SAU, Andrilene Aparecida Fernandes Costa, o proprietário do curral deve ser autuado também por uso indevido de área pública.
De acordo com Andrilene, ele ocupava a área há cerca de um mês e meio com a criação de bovinos. Na manhã desta quarta-feira, uma equipe da Prefeitura foi fazer a retirada do material e dos bovinos. "Quando chegamos, o criador não estava aqui, mas acho que com a movimentação, ele foi avisado pela vizinhança e retirou os animais por conta própria. Mas ainda tem as madeiras, que ficarão a cargo do Demlurb, que dará a destinação correta".
Conforme Wladimir, só após a retirada completa da instalação, será possível avaliar a extensão de danos ambientais provocados pela criação inadequada dos bovinos na margem do rio. "Só então vamos poder saber se houve, por exemplo, corte de árvores ou outras infrações. E aí as autuações podem ir se somando". A fiscal de posturas informou, ainda, que ações de fiscalização como a desta quarta se repetirão na próxima semana, uma vez que já foram recebidas informações sobre ocupações semelhantes das margens do Paraibuna em outros bairros. "Vamos fiscalizar toda a extensão", aponta Andrilene.

