Ícone do site Tribuna de Minas

Após um ano de interrupção, Parque da Lajinha realiza visita guiada

visita guiada Lajinha Jessica Pereira
PUBLICIDADE

Após mais de um ano sem a realização de visitas guiadas no Parque Natural Municipal da Lajinha por conta da pandemia da Covid-19, o local recebeu dois grupos de visitantes neste sábado (17). O encontro foi exclusivo para a comemoração ao Dia de Proteção às Florestas e teve organização da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur).

A ação promoveu um encontro de gerações em contato com a natureza. “Nós recebemos dois grupos, o primeiro para a visita guiada às 8h30, e o segundo, às 10h30. Tivemos a presença de crianças, adultos e pessoas da melhor idade”, conta a servidora de Educação Ambiental da Sesmaur, Juliana Guiseline.

PUBLICIDADE
“Foi uma oportunidade de matar a saudade, já que estamos desde o início da pandemia sem realizar esse projeto”, Juliana Guiseline, que conduziu as visitas guiadas. Foto: Jessica Pereira

Os visitantes realizam o trajeto de cerca de uma hora, que teve início próximo ao relógio de sol do parque. Eles seguiram em direção ao antigo campo de futebol até chegar à trilha que leva ao lago, passando próximo à cachoeira. “É uma caminhada bem tranquila, em que fomos conversando sobre a história do parque, falando sobre a fauna e a flora, observando os sons e o frescor da mata, sempre atentos aos cuidados contra a Covid-19”, explica Juliana.

PUBLICIDADE

Para ela, o momento foi emocionante. “Trabalho há 21 anos na Prefeitura, sendo dez deles com visitas guiadas. Foi uma oportunidade de matar a saudade, já que estamos desde o início da pandemia sem realizar esse projeto.”

A ação foi exclusiva pela data, e as visitas guiadas seguem suspensas no Parque Natural Municipal da Lajinha. De acordo com a Sesmaur, a proposta foi conscientizar o público sobre a importância da preservação das matas para uma melhor qualidade de vida no planeta.”

PUBLICIDADE

‘Queimada Mata’

Outras ações que valorizam a preservação ambiental estão sendo desenvolvidas pela Sesmaur. Dentre elas, a campanha “Queimada Mata!”, lançada em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. A proposta é fiscalizar lotes vagos e responsabilizar os proprietários pela manutenção, observando a limpeza e cercamento adequados.

Canal de comunicação

Para isso, a Sesmaur criou um canal de comunicação para que a população possa informar endereços que precisam de manutenção para que os proprietários sejam identificados e notificados. As informações podem ser enviadas pelo WhatsApp (3690-7293). Já as denúncias de queimadas ou incêndios devem ser direcionadas exclusivamente para o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile