Juiz de Fora ultrapassou a marca de três mil casos confirmados de Covid-19 e teve mais dois registros de óbitos nesta sexta-feira (17). De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Prefeitura, mais 21 novos casos de contaminação foram confirmados entre quinta e esta sexta, totalizando 3.014 pessoas infectadas.
No que diz respeito às mortes, o município atingiu 92 vidas perdidas para o coronavírus desde o início da pandemia. Os dois novos casos apresentados pelo boletim são de um idoso, de 77 anos, que morreu nesta sexta. O outro óbito, registrado nesta quinta (16), é de um homem de 51 anos. Não foram relatadas comorbidades das vítimas. A cidade ainda tem uma morte em investigação. Este é o 12º dia consecutivo que a Prefeitura registra óbitos decorrentes da doença.
Acerca dos casos suspeitos, o boletim registrou mais 194 novas suspeitas, contabilizando 11.270.
Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
Taxa de ocupação
A taxa de ocupação total dos leitos de UTI na cidade era de 71,43% por volta das 19h desta sexta, conforme informações disponibilizadas por meio do painel gerencial de dados da Covid-19 da Prefeitura. Do total de 280 leitos existentes, 200 estavam utilizados, sendo 65 por pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação estava em 77,14%.
Em relação aos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação era de 58,25%, o correspondente à utilização de 794 dos 1.363 equipamentos existentes na cidade. O número de pacientes internados em razão da Covid-19 era de 103.
No total, a cidade contabilizava 168 hospitalizações em decorrência da doença. As informações do painel também revelaram que a média do isolamento social, considerada a principal medida para combater a transmissão da Covid-19, era de 50,32% nos últimos sete dias.
UFJF enviou 456 laudos de Covid-19 à PJF
Nesta sexta, a Prefeitura divulgou que, nos últimos sete dias, recebeu 456 novos laudos sobre Covid-19, fruto das amostras analisadas pelos laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), ao todo, a instituição já encaminhou à Secretaria de Saúde 2.952 resultados, sendo 1.038 positivos para o coronavírus.
O público elegível para realização dos testes são profissionais de saúde sintomáticos, entre o terceiro e o décimo dia de sintomas; todos os pacientes internados em “leitos covid”, pactuados com o Município; os atendidos na atenção básica, em situação de vulnerabilidade (acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos); e servidores, que estejam sintomáticos, da segurança pública, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) e dos demais serviços de assistência social, que prestam atendimento direto à população.
Conforme a Prefeitura, o material é coletado por quatro equipes, desde abril, fruto da parceria da Administração municipal e UFJF, e transportado nas condições adequadas para os dois laboratórios, sendo um no Instituto de Ciências Biológicas e outro na Faculdade de Farmácia. Ambos passaram por inspeção da Vigilância Sanitária e foram devidamente credenciados, recebendo alvará para funcionamento e efetuação dos testes.