Ícone do site Tribuna de Minas

Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada em Juiz de Fora

poliomielite foto divulgacao pjf
PUBLICIDADE

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada em todos os municípios de Minas Gerais. Crianças com idades de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade poderão receber a vacina pólio oral, a gotinha, até 30 de junho. Em Juiz de Fora, os imunizantes são aplicados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA).

Para se vacinar, as crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis. Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou certidão de nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas. Não é preciso dar intervalo em relação às demais vacinas do calendário.

PUBLICIDADE

Poliomielite

Antes de completar 1 ano de vida, aos 2, 4 e 6 meses de idade, as crianças devem receber doses da vacina contra a poliomielite. O primeiro reforço da vacina se dá aos 15 meses de idade, com a pólio oral, e o segundo, aos 4 anos, também com a gotinha.

PUBLICIDADE

A poliomielite é uma doença contagiosa que, pelo contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos.

O último caso da doença no país foi notificado em 1989. Dessa forma, a meta é manter o país livre da poliomielite, a fim de erradicar a doença.

PUBLICIDADE

Confira os locais e horários para vacinar:

Em Juiz de Fora, a vacina está disponível em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 9h às 18h (segunda a sexta-feira); 9h às 13h30 e das 16h às 18h (quinta-feira); e de 8h às 11h (nas edições do Imuniza JF, realizados aos segundos e quartos sábados do mês):

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile