Ícone do site Tribuna de Minas

Covid-19: Prefeitura anuncia ampliação da testagem em JF

coronavirus pedro gontijo imprensa mg
PUBLICIDADE

O prefeito Antônio Almas (PSDB) anunciou, na décima reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, realizada na noite de terça-feira (16), que o Município vai ampliar o leque de pessoas que podem ser testadas para o coronavírus em Juiz de Fora. Pessoas com mais de 20 anos com sintomas e que buscarem atendimento médico também passarão pela testagem. Além disso, Almas e os os representantes das outras entidades que compõem o comitê debateram a possibilidade de retomada de serviços como autoescolas e feiras livres.

Conforme Almas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), parceira do município na testagem dos casos suspeitos de coronavírus, também vai atuar na testagem do novo público. Anteriormente, eram testados profissionais de saúde sintomáticos, entre o terceiro e o décimo dia de sintomas; pacientes internados em “leitos Covid” pactuados com o Município; e aqueles atendidos pela atenção básica, em situação de vulnerabilidade (acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos). Servidores da segurança pública, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) também integram o grupo. O objetivo é verificar como está a curva de contaminação da cidade. Não foi divulgado, no entanto, o número de testes que serão aplicados nessa nova faixa.

PUBLICIDADE

Funcionamento de autoescolas e feiras

Outra pauta da reunião foi a possibilidade de retomada das autoescolas. Com a retomada dos exames realizados pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), outras cidades da região reabriram as autoescolas, conforme Almas, o que poderia refletir em prejuízo para as empresas juiz-foranas, já que, segundo ele, há migração de alunos do município para outras localidades, com a intenção de prestar o exame de habilitação. Na ocasião, o chefe do 4° Departamento de Polícia Civil, Gustavo Adélio Lara Ferreira, se comprometeu a buscar informações com o Detran, para apresentar mais detalhes na próxima reunião, marcada para terça-feira (23).

PUBLICIDADE

Outro assunto encaminhado foi a reabertura das feiras livres da Avenida Brasil e da Praça Antônio Carlos, pauta que foi sugerida pela representante da Câmara Municipal no comitê, vereadora Ana Rossignoli, conforme a Prefeitura. A solicitação foi colhida em uma audiência pública realizada na segunda-feira (15), quando os feirantes pediram um estudo a esse respeito, partindo da ideia de que as outras feiras estão em funcionamento.

O prefeito explicou que as duas feiras reúnem uma quantidade grande de pessoas, o que pode gerar aglomeração e, consequentemente, riscos de contaminação. A vereadora argumentou que pela extensão da Avenida Brasil, seria possível organizar o espaço, restringindo o comércio a frutas, legumes e verduras. Ela também sugeriu que sejam proibidos os shows na Praça Antônio Carlos, para que se evite a formação de aglomerações.

PUBLICIDADE

Sobre o pleito, Almas disse que é necessária uma avaliação pelas das secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) e de Desenvolvimento Econômico Turismo e Agropecuária (Sedeta) e que uma resposta sobre a solicitação será dada também na próxima reunião.

Retomada das atividades econômicas

Além das pautas sobre as feiras e autoescolas de forma pontual, houve o questionamento sobre a possível ocorrência de distúrbios mentais e problemas com a violência, em função de questões econômicas, levado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, Célio Chagas.

PUBLICIDADE

O reitor da UFJF, Marcus David, considerou que a angústia por conta da crise é legítima e explicou que cada ente federativo tem que agir conforme as suas competências. Ele afirmou que as medidas econômicas necessárias precisam ser tomadas pelo Governo federal. O reitor ainda pontuou que não é possível culpar prefeitos e governadores pelo isolamento social.

Sobre esse assunto, o prefeito Antônio Almas disse que nunca faltou sensibilidade da Prefeitura em relação às dificuldades econômicas. Ele destacou que se não houvesse dedicação ao trabalho, o sistema de saúde de Juiz de Fora já teria entrado em colapso. Ele ainda reiterou que o município optou por adotar o programa Minas Consciente, para caminhar com as questões econômicas.

Recorde de casos em JF

PUBLICIDADE

O prefeito Antônio Almas também falou sobre o cenário epidemiológico do município, depois de a Vigilância Epidemiológica do Município registrar o recorde de 62 casos confirmados de coronavírus na terça, o maior número acumulado em um único dia durante toda a epidemia. Na mesma data foram contabilizados mais três óbitos de idosos.

O chefe do Executivo apresentou, ainda, a relação de novos bairros com casos confirmados. Estrela Sul e Granville estão entre os que passaram a integrar a lista de dez regiões com maior número de moradores com diagnóstico positivo, com 14 e 13 registros, respectivamente. Os líderes dessa lista continuam sendo o Centro, com 72 casos e São Mateus, com 46.

Sair da versão mobile