Ícone do site Tribuna de Minas

Comissões da Câmara apontam problemas na Uaps Santa Cândida

Câmara-Municipal-(2)
Vereadores das comissões da Câmara conversam com usuários e funcionários da Uaps Santa Cândida (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)
PUBLICIDADE

Após o arrombamento e o roubo da Unidade de Atendimento Primário à Saúde (Uaps) do Bairro Santa Cândida, Zona Leste, na terça-feira (16), as Comissões de Saúde e Segurança Pública da Câmara Municipal estiveram no posto, para verificar a situação do espaço e quais as reivindicações de servidores e usuários. Além dos vereadores, o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, esteve presente na visita. De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, o vereador Adriano Miranda (PHS), o grupo identificou diversos problemas na estrutura com necessidade de resolução rápida.

“Num primeiro momento, quando chegamos à comunidade, nos deparamos com o relógio de energia voltado para a rua, sem proteção nenhuma. Não adianta ter uma central de alarme, se você consegue desativar a chave de energia na rua. Então a primeira necessidade é proteger a chave e o relógio. Outra demanda é o cano que leva água para o local. Ele fica na parte externa, por isso, volta e meia as pessoas pulam o muro, caem em cima do cano, ele estoura, e a Uaps fica desabastecida, porque os profissionais, como os dentistas ficam sem ter como trabalhar. A falta de lâmpadas na parte externa do imóvel também é outra reclamação da população”, enumera o presidente da Comissão de Saúde.

PUBLICIDADE

De acordo com o vereador, os problemas deixam a unidade muito vulnerável e muito exposta. “Tivemos acesso às atas de reuniões anteriores da equipe do posto, por meio delas conhecemos melhor as demandas.” Com os documentos e os problemas verificados in loco, os legisladores das duas comissões vão elaborar um relatório que deve ser entregue em até 48 horas. A intenção é, posteriormente, fazer um pedido de informação à Secretaria de Saúde. “Ali não basta o ato de fiscalizar. Precisamos de uma solução rápida para o problema. As coisas são relativamente fáceis de resolver e têm causado um transtorno enorme para a comunidade local e para os servidores.”

PUBLICIDADE

De acordo com a Secretaria de Saúde, os reparos na Unidade de Atenção Primária a Saúde (Uaps) do Bairro Santa Cândida tiveram início nesta quarta-feira (17) e a previsão é de que em dez dias os trabalhos sejam concluídos.

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile