*Atualizada às 15h20
Já estão no Ceresp os dois homens, de 21 e 27 anos, presos pela Polícia Militar após o assalto a uma joalheria no Shopping Jardim Norte na tarde de quinta-feira. Na manhã desta sexta (17), a assessoria da Polícia Civil informou que os suspeitos tiveram o flagrante confirmado e foram encaminhados à unidade prisional. Conforme a PM, o mais jovem é morador do Bairro Monte Castelo, na Zona Norte, e o outro envolvido é do Borboleta, na Cidade Alta. Além da ousadia do crime, que ainda contou com o uso de um carro furtado e o roubo de uma caminhonete em meio ao trânsito durante a fuga, o caso chamou a atenção porque um dos assaltantes se vestiu de mulher, usando inclusive peruca, enquanto o comparsa estava com terno preto e gravata roxa. A estratégia da dupla seria se passar por um casal interessado em comprar joias. A PM conseguiu recuperar brincos, anéis, cordões e pingentes, todos de ouro, além de um relógio. O valor das joias não foi informado.
O empresário de 29 anos rendido na joalheria relatou à PM que os ladrões entraram na loja e que o mais velho deles abriu o paletó, mostrando a arma e anunciando o assalto. Mediante ameaças, o proprietário foi obrigado a seguir até o cofre e colocar as joias em uma sacola. O comparsa, vestido de mulher, permaneceu junto com uma vendedora, 19, que foi ameaçada e orientada a colocar as peças do balcão dentro de uma bolsa.
20 viaturas
A ação policial mobilizou cerca de 20 viaturas e teve início pouco antes das 16h, quando uma equipe em patrulhamento recebeu informações de que a joalheria do shopping havia sido assaltada por dois criminosos armados, que fugiram em um Volkswagen Gol, danificando as cancelas do estacionamento. O carro havia sido furtado momentos antes na Avenida Brasil, próximo ao Tupynambás, e foi abandonado na esquina das ruas Coronel Vidal e Marcelo Macedo de Andrade, no Mariano Procópio, Zona Nordeste, supostamente por alguma pane ou apenas para despistar a polícia.
Ainda conforme a PM, os ladrões seguiram a pé até a Rua Bernardo Mascarenhas, onde roubaram uma caminhonete Mitsubishi L200 que trafegava pela via. O motorista, 31, foi ameaçado de morte com uma pistola e obrigado a permanecer na condução do veículo, enquanto o carona, 28, recebeu ordens para desembarcar e deixar o local correndo. O condutor rendido foi orientado pelos bandidos a seguir para o Democrata, e a caminhonete foi avistada por policiais na subida da Rua Rafael Zacarias. O veículo foi perseguido e abordado na Rua Irmão Menrado, já no Borboleta. A pistola 765 e o revólver calibre 32 usados na ação criminosa foram apreendidos, junto com carregador e munições, e as joias foram recuperadas.
O motorista que viveu momentos de pânico é auxiliar de topografia. Ele voltava de um trabalho em Rio Novo e seguia para um escritório no Bairro Carlos Chagas, Zona Norte, quando foi rendido. Em entrevista à Tribuna momentos após o crime, ele desabafou: “Nunca achamos que vai acontecer com a gente. Na hora me deu um branco, só pensava na minha família.”
Ação rápida
A administração do Shopping Jardim Norte informou que a PM foi rapidamente acionada pela equipe de segurança do empreendimento, resultando na captura do assaltantes. A administração acrescentou que não houve feridos, e que o funcionamento não foi prejudicado.