Ícone do site Tribuna de Minas

Defesa de influenciador preso entra com pedido de liberdade provisória

carros influenciador digital divulgacao pcmg
PUBLICIDADE

A defesa do influenciador Breno Alberto da Cunha Rebelo da Silva, 27, conhecido como Breno Vespão, entrou com o pedido de liberdade provisória – medida que garante ao suspeito a possibilidade de responder o processo em liberdade, nesta quarta-feira (17). A informação foi confirmada à Tribuna pelo advogado Leandro Cesar Faria Gomes, que representa Breno, preso na preso na tarde de terça-feira pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em Juiz de Fora.

Após a prisão, o influenciador foi encaminhado para o presídio de Matias Barbosa – local designado pelo Estado, desde agosto último, como porta de entrada do sistema prisional da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Juiz de Fora. Entretanto, de acordo com o advogado, medidas cautelares para o processo ser respondido em liberdade entraram em curso ainda na quarta.

PUBLICIDADE

Conforme a Polícia Civil, a corporação chegou até Breno por meio de denúncias anônimas feitas após a Operação Provérbios 16:18, que prendeu sete influenciadores digitais de Juiz de Fora, entre eles, Wesley Alves. Agora, Breno também é investigado por suposto envolvimento em rifas ilegais na modalidade de sorteio, falsidade ideológica e práticas de crimes contra as relações de consumo. Ainda conforme a PC, ele anunciava atuação no mercado financeiro nas redes sociais, e é considerado suspeito de realizar operações econômicas no mercado de opções binárias sem regulamentação.

PUBLICIDADE

De acordo com a PC, a opção binária se pauta em operações que são baseadas na oscilação dos preços dentro de um período de tempo, determinado pelo negociador. Desta forma, Breno oferecia um “robô” que realizaria essa atividade e recebia como pagamento pelo maquinário um montante de R$ 1 mil reais.

Em troca, ele prometia que as operações seriam copiadas em uma plataforma de negociações de opções binárias. Conforme explica Márcio Rocha, delegado responsável pelo caso, essas operações poderiam ser aplicadas “tanto em ações internacionais, em pares de moedas, em índices bolsistas, em commodities, dentre outros”.

PUBLICIDADE

‘Só não lucra nesse mercado quem não quer’

Nas redes sociais, o influenciador Breno ostenta um perfil voltado a “finanças” e se denomina especialista em opções binárias e criptomoedas. No dia 10 de agosto de 2022, Breno fez uma publicação em que mostrava uma mentoria de opções binárias para diversos alunos. Seis dias depois, ele publicou um vídeo em que comentava a suposta origem da sua carreira bem sucedida.

“Eu sempre faturei com o mercado financeiro com padrões e gerenciamentos. Nunca dependi de curso. Enriqueci usando os mesmos métodos que uso até hoje e isso só tem dois anos!”, anuncia em um trecho do vídeo publicado em suas redes. Em seguida, ele se refere diretamente ao público. “Dando a faca e o queijo na mão de vocês! Acreditem, pois eu passo anos de análises trituradas em padrões e gerenciamento pra vocês. Só não lucra nesse mercado quem não quer. Não tem mimimi”, finaliza.

PUBLICIDADE

Com cerca de 500 mil seguidores nas redes sociais e 379 membros em seu canal de transmissão sobre finanças, dentro do Instagram, seus projetos e promoções podem ser acompanhados pela rede social. Nas fotos, o influenciador ostenta carros de luxo em conteúdo fixado no topo da sua página.

Apesar disso, Breno faz questão de reiterar que a exibida vida de luxo não foi sempre a realidade. A riqueza que teria sido oriunda do envolvimento com o mercado financeiro, de acordo com ele, é associada também à lembrança da trajetória como vendedor de picolés e lavador de pratos. Na mesma postagem em que relembrou isso, o suspeitou afirma: “Se eu consegui, vocês também conseguem”.

Sair da versão mobile