Ícone do site Tribuna de Minas

Carcarás caem em poço de ventilação no Bairro Granbery

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (17), por volta das 5h, dois carcarás caíram no poço de ventilação em um condomínio na Rua Barão de Santa Helena, no Bairro Granbery, na região central. Os moradores ouviram os barulhos dos pássaros se debatendo e comunicaram aos órgãos responsáveis. Às 10h, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Florestal efetuaram o resgate dos animais.

Os dois carcarás foram resgatados com segurança (Foto: Marcus Dadalti)

O síndico do prédio, Marcus Dadalti,  relatou a ocorrência logo depois de uma outra moradora apresentar a situação para ele. Ao conferir o poço de ventilação, ele identificou os pássaros e viu que “não havia espaço para eles alçarem voo”. Assim que os órgãos chegaram, os carcarás foram resgatados com segurança, e a equipe conferiu que eles estavam com saúde e plena condição de voo ao irem para um espaço mais aberto. Após o resgate, já foram soltos novamente em outro local.

PUBLICIDADE

O Comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, Jader Silva, afirma que muitas vezes animais silvestres ficam presos nesses espaços por não conseguirem levantar o voo verticalmente. Ele explica que, ao encontrar esses animais, os cidadãos devem ter “toda cautela possível. Muitas vezes, os animais silvestres não estão nos locais sem motivo, mas sim porque estão machucados ou agitados. É preciso procurar ao máximo isolar os mesmo e evitar o contato direto”. 

PUBLICIDADE

Nesses casos, a população deve buscar imediatamente ajuda da Polícia Militar de Meio Ambiente – por meio do número (32) 3228-9050 -, Corpo de Bombeiros (através do 193) ou Guarda Municipal (pelo 153) de Juiz de Fora. Esses órgãos podem ajudar a tomar as medidas preventivas corretas, pois o contato da população com os animais pode agravar a situação deles ou até mesmo colocar as pessoas em contato com doenças raivosas.

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile