Ícone do site Tribuna de Minas

Prefeitura decreta situação de emergência após chuvas intensas em Juiz de Fora

vitorino braga chuvas by leo editada
Chuvas causaram estragos em diversas regiões de Juiz de Fora (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) decretou, nesta terça-feira (16), situação de emergência devido às chuvas intensas registradas na segunda-feira (15) e à previsão de novos temporais nos próximos dias.

Em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura, a prefeita Margarida Salomão (PT) classificou o momento como grave e disse que a situação é de desconforto e inconveniência. “Todos sabemos da gravidade das chuvas que ontem nos alcançaram. Segundo as informações da Defesa Civil, uma chuva de igual intensidade ocorre, em média, a cada 143 anos”.

PUBLICIDADE

A situação de emergência é decretada quando um desastre compromete parcialmente a capacidade de resposta do Poder Público local. Na prática, o Município ainda consegue atuar, mas precisa de apoio externo para lidar com os danos e restabelecer serviços essenciais.

Com esse reconhecimento, a cidade pode solicitar ajuda financeira e logística para ações imediatas, como envio de kits de assistência, retomada de serviços essenciais e recuperação de pequenas estruturas e equipamentos públicos.

Isenção do IPTU e desconto na conta de água

Ao lado do subsecretário da Defesa Civil e da secretária da Fazenda do município, a prefeita anunciou a isenção do IPTU 2026 para proprietários de imóveis invadidos por alagamentos, enchentes ou qualquer evento hidrológico no período de vigência do decreto, que é de três meses, podendo ser prorrogado, se necessário.

Além disso, Margarida garantiu que os moradores afetados receberão desconto na conta de água e esgoto da Cesama.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile