No último sábado (10), Isabel Cristina foi beatificada pela igreja católica em Barbacena. Vítima de um crime hediondo quando ainda era estudante, aos 20 anos, a jovem dedicou sua vida aos valores cristãos e à fé. Após a beatificação, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, anunciou que, além deste título, Isabel Cristina também será padroeira do Vicariato da Juventude.
A ideia de torná-la padroeira surgiu durante a cerimônia de beatificação, segundo o arcebispo, e foi confirmada pelo postulador da causa de beatificação, Paolo Vilotta. Foi sugerido, inclusive, que ela se tornasse patrona dos universitários, já que a cidade em que estava morando, Juiz de Fora, é um polo da Zona da Mata por abrigar diversos jovens que estudam para o vestibular e fazem faculdade.
Para o pastor arquidiocesano, a padroeira trabalha com todos os jovens, e entende que esta guia pode ser importante, já que este é um período desafiador da vida. “Neste ano vocacional, acho que é importante que a gente tenha pessoas emblemáticas que possam despertar no coração de todos os jovens o interesse pela fé e pela doação de sua vida”, completou Dom Gil.
À Arquidiocese de Juiz de Fora, Miguel Mrad, tio de Isabel Cristina, afirmou que a jovem era um grande exemplo e que sempre buscou Deus, merecendo todas as homenagens que recebeu. “Nos intervalos dela na escola, seja no ensino médio ou seja no cursinho em Juiz de Fora, sempre foi uma pessoa de procurar estar junto ao Santíssimo, em busca de Deus”, lembrou.