Juiz de Fora pode vacinar com a segunda dose da Janssen todo o público que recebeu a primeira aplicação do imunizante na cidade até o fim da próxima semana. Conforme a Prefeitura, seriam cerca de 16 mil pessoas. Em entrevista à Tribuna nesta quinta-feira (16), a secretária de Saúde, Ana Pimentel, disse que a expectativa se dá em razão de o município já ter recebido 11.495 doses desta vacina.
Na sexta-feira (10), o Governo estadual destinou 1.925 doses da Janssen para o município e, nesta quinta, foram mais 9.570 doses, das 72ª e 73ª remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde a Minas Gerais. A conclusão do esquema vacinal com a segunda aplicação da Janssen, entretanto, depende da chegada da quantidade faltante, cerca de 5 mil doses. Caso isso não ocorra, a secretária afirmou que existe a possibilidade de o município usar a vacina da Pfizer como segunda dose para o público restante.
Anteriormente considerada dose única, a segunda aplicação da Janssen foi recomendada pelo Ministério da Saúde em novembro, baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina.
Calendário local
Conforme o cronograma divulgado pela secretária de Saúde na terça, sábado começam a ser imunizados com a segunda dose aqueles que receberam a primeira aplicação de tal imunizante no dia 1º de julho. A estimativa, até o momento, é o atendimento prossiga até o dia 23 de dezembro, de forma escalonada.
No sábado, o ponto de vacinação será no PAM-Marechal, das 8h às 15h. A partir da segunda-feira, segue no PAM-Marechal, de 14h a 20h, e estende-se também nas dez UBS’s de referência, de 8h às 11h e 13h 16h.