Depois de quatro dias de chuvas praticamente ininterruptas em Juiz de Fora, a Defesa Civil registrou 203 ocorrências na cidade. A maior parte dos comunicados aconteceu na segunda-feira (14), quando foram atendidos 63 chamados. Segundo dados do 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, choveu no município cerca de 320 milímetros nos 15 primeiros dias de novembro, sendo que a média histórica do mês são 191 milímetros. A Defesa Civil informou que na sexta-feira (11), foram 22 ocorrências; no sábado, 39 casos; no domingo, 45; e na terça-feira, 34. As regiões mais afetadas foram a Norte e a Sul, ambas com 44 ocorrências.
Os episódios foram de enxurrada, rua danificada, queda de árvore, inundação, escorregamento de talude, destelhamento parcial e trincas em parede, muro de divisa e em laje. Além disto, foram atendidos chamados de infiltração em muro de divisa e em contenção, ameaça de queda de árvore, infiltrações em laje e parede, e ameaça de escorregamento de talude.
Uma das ocorrências, na Rua Américo Luz, no Bairro Manoel Honório, Zona Leste, acabou afetando casas do entorno. A Defesa Civil afirmou que o problema foi causado pela escavação de um terreno que está em obras. Quatro pessoas foram orientadas a saírem do local. Outras, deixaram as residências por conta própria. Além destas, uma família do Bairro Graminha, Zona Sul, precisou deixar seu imóvel no último sábado (11), após a queda de um muro.
Chuva causa estragos em vários pontos da cidade
Os buracos abertos em um ponto de ônibus na Avenida Barão do Rio Branco, em frente à esquina com a Rua Oscar Vidal, e parte da calçada da Rua Santo Antônio que havia cedido já foram reparados.
Previsão
O meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito, disse que até o próximo sábado (19) devem ocorrer apenas chuvas isoladas em Juiz de Fora. Segundo ele, a previsão aponta que a cidade deve ter céu nublado a parcialmente nublado, e temperaturas variando entre 18 e 29 graus. A expectativa é que no domingo as chuvas cessem, porém, as temperaturas devem cair, devido a um sistema de alta pressão que vai atuar na região. Os termômetros devem variar entre 12 e 21 graus.