A empresa que mais pontuou no processo licitatório para instalação de radares em 30 novos locais de Juiz de Fora está realizando testes dos equipamentos nas vias da cidade. Três pontos na Avenida Brasil, próximos ao shopping Jardim Norte e antes do Viaduto Ramirez Gonzalez, foram os locais adotados para realização do experimento. A previsão é que os trabalhos prossigam até a próxima semana.
De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), nesta etapa, será avaliado o radar de avanço de velocidade e faixa exclusiva. A Avenida Brasil foi escolhida por logística, já que, segundo a pasta, “dá mais condições de análise para os técnicos”. Se a empresa não atender aos requisitos necessários, a segunda colocada entre as concorrentes também passará por uma avaliação. Como o processo licitatório ainda está em aberto, ainda não há previsão de instalação dos novos equipamentos.
Licitação
O teste de equipamentos faz parte da licitação que prevê instalação de radares em 30 pontos no município. O processo iria acontecer, a princípio, em agosto, mas foi adiado para 20 setembro, já que a pasta interrompeu o certame para responder dúvidas das empresas interessadas no processo. De acordo com o edital, o custo estimado é de cerca de R$ 7,12 milhões, sendo que a empresa vencedora seria responsável pela manutenção e administração dos novos equipamentos, além dos já em funcionamento na cidade. Com os novos aparelhos, o trânsito do município passará a ser fiscalizado em cerca de 53 locais.
Dos 30 novos locais previstos, 13 irão contar com registro de excesso de velocidade e 11 para fiscalizar avanço de semáforo, parada sobre a faixa de pedestre e velocidade. Os outros seis seriam para identificação de uso irregular da faixa exclusiva para ônibus e táxis.
De acordo com a Settra, os locais apontados no edital são opções, já que, com a finalização do processo de licitação, também passarão por avaliações de viabilidade técnica, para só então definirem onde exatamente serão instalados os dispositivos. “Vale ressaltar que, tecnicamente, para a fiscalização, são consideradas as faixas existentes na via e não o endereço em si. Por exemplo, na Avenida Brasil são três faixas monitoradas. Com o novo edital, serão contratadas 23 novas faixas de fiscalização”, informou por nota.
Crescimento na frota e nos acidentes é justificativa para projeto
Em agosto deste ano, o município contava com 266.730 veículos em sua frota, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O valor representa um aumento de 78% nos últimos dez anos, isto porque, em 2008, a frota era de 149.861. Esse crescimento foi apontado como uma das justificativas da Settra para o projeto de instalação de novos radares na cidade, juntamente com o número elevado de acidentes de trânsito. Também até agosto deste ano, 1.393 pessoas deram entrada em hospitais credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora, por conta de acidentes de transporte, segundo o Datasus. Além disso, o município registrou 25 vítimas fatais no trânsito no mesmo período.
No edital, a pasta informou que o objetivo do projeto é a modernização do sistema de gerenciamento de trânsito, levando em consideração a automação de fiscalização de infrações. Isto porque, segundo o documento, “o município possui locais críticos onde os veículos trafegam com excesso de velocidade, e/ou desrespeitam o sinal vermelho do semáforo e parada sobre faixa de pedestres, utilizando indevidamente faixa exclusiva de transporte público, aumentando consideravelmente a insegurança. Desta forma, há necessidade da municipalidade intervir nestes locais que apresentam grande demanda de veículos e fluxos de pedestres”.
Fiscalização supre deficiência de educação do trânsito, diz especialista
Por exigir o respeito à sinalização, mesmo que “à força”, a fiscalização auxilia nas questões que deveriam se relacionar à educação para o trânsito, de acordo com o especialista em planejamento de transporte e engenharia de tráfego, Luiz Antônio Costa Moreira. “A necessidade de fiscalização eletrônica vem sempre suprir a deficiência da educação do trânsito. O não respeito às normas e à sinalização existente exige que se aumente esse número de pontos eletrônicos de fiscalização.”
Por serem usados, na maioria das vezes, para redução da velocidade média da via, os radares estão diretamente relacionados à segurança, segundo Moreira. “Se forem instalados em locais apropriados, a redução da velocidade trará maior segurança a pedestres e em cruzamentos de veículos. Realmente, isso vem beneficiar o trânsito de uma maneira geral, reduzindo o número de acidentes.”
O especialista reforça, ainda, a necessidade de intensificar a fiscalização nas vias locais. “O desrespeito à sinalização hoje é muito grande, até por falta de uma maior fiscalização na rua. Uma fiscalização com agente de trânsito, já que a polícia hoje não trabalha mais nessa área”, pontua. “Muitos reclamam sobre a ‘indústria da multa’, mas os radares que nós temos hoje em Juiz de Fora, por exemplo, estão bem colocados. Assim, se você é pego no radar, não é ‘indústria da multa’, mas é você que não está obedecendo a sinalização projetada para o local.”