A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou nesta sexta-feira (16) a transferência de mais 16 linhas, até então operadas pelas Tusmil, para o Consórcio Via JF. A mudança ocorrerá na próxima semana. De acordo com a Prefeitura, na terça-feira (20), a transferência será das linhas 305 (Jardim Esperança/Centro); 307 (Retiro/Jardim Esperança/ Floresta); 308 (Retiro); 309 (Terras Altas); 315 (Jardim Esperança); 402 (Grajaú); 423 (Bom Jardim); 425 (Linhares); 427 (Linhares); 430 (São Sebastião – Via Bonsucesso); 432 (São Benedito); 433 (Vila Alpina); 435 (Linhares); 436 (Linhares); 443 (Nossa Senhora de Lourdes); e 447 (Nossa Senhora de Lourdes). Até o momento, o Consórcio Via JF assumiu 19 linhas de ônibus que anteriormente eram operadas pelo Consórcio Manchester.
Além da transferência, a PJF informou que a Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda. (Ansal), uma das empresas integrante do Consórcio Via JF, adquiriu 170 ônibus zero quilômetros para renovação da frota. O quantitativo deverá chegar a cidade até 25 de setembro. Entretanto, a partir da próxima terça-feira, 20 novos veículos já entram em operação na cidade. Conforme a Prefeitura, os novos ônibus passam por vistorias e regulamentação de documentos para entrarem em operação.
“Isso é um ganho de qualidade extraordinário para a população que vinha sofrendo com ônibus que quebravam, caindo aos pedaços, sem condições de prestar serviço. Agora terão ônibus zero, novinho. É preciso ressaltar que nós não vamos melhorar só a qualidade dos carros, nós vamos melhorar também a qualidade do serviço. Nós vamos dar um choque de qualidade neste sistema”, destacou a prefeita Margarida Salomão (PT), em vídeo publicado nas redes sociais para anúncio da mudança.