Ícone do site Tribuna de Minas

Bolsas do CNPq ficam indisponíveis para a UFJF

pesquisa
PUBLICIDADE

A UFJF lançou uma nota em sua página sobre a indisponibilidade de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na quinta-feira (15). A situação ocorreu durante a rotina de implementação do último Edital de Iniciação Científica, pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp). Faltavam 20 cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e sete cotas do Pibic – Ações Afirmativas para o término da implementação, quando os servidores que atualizavam o cadastro perceberam que as cotas não estavam mais disponíveis no sistema.

A suspensão da indicação de bolsistas foi confirmada pelo CNPq por meio de sua página no Twitter. Na nota publicada na rede, o Conselho afirmou que recebeu a indicação de que não haverá a recomposição integral do orçamento em 2019. O CNPq afirmou que está tomando as medidas necessárias para diminuir as consequências dessa restrição, reforçando o seu compromisso com a pesquisa e dizendo que busca as melhores soluções para esse cenário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Repercutindo a decisão, a universidade confirmou que recebeu a informação pelo Twitter e pelo contato com as outras instituições brasileiras. Na nota, ainda citou texto publicado pelo “Jornal da USP”, que fala sobre a suspensão do pagamento de bolsas e o impacto dessa ação. “O contexto é muito preocupante, pois não há segurança de que a agência terá condições de honrar seus compromissos nem com aquelas bolsas que já foram implementadas. As últimas informações que tivemos acesso nessa quarta-feira, 14, indicam que a instituição não tem recursos para pagar as bolsas a partir de setembro.”

A UFJF ressaltou ainda que tentou se cercar de todas as garantias para que uma situação como essa não acontecesse. “O resultado do Edital BIC-PIBIC e PIBIC-AF 2019 só foi divulgado depois que a instituição obteve, por e-mail, a confirmação do CNPQ de que as cotas institucionais estariam disponíveis”, pontou a instituição no comunicado.
O pagamento das bolsas BIC foram reiterado pela UFJF, mas como se trata de um edital conjunto, a universidade considera razoável a solução global para o caso. A pró-reitoria deve se reunir com os Comitês Assessores para dar encaminhamento da situação na próxima semana, enquanto aguarda informações mais precisas e confiáveis sobre a possibilidade de reversão dessa decisão.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile